Publicidade

FOTOS: Parque Caminho das Virtudes é inaugurado em Brusque

Espaço conta com chão estrelado, oratório de Nossa Senhora Aparecida e parquinho para as crianças

Fonte: Bárbara Sales/Ideia Comunicação

Publicidade

O primeiro domingo do Advento, neste dia 1º de dezembro, foi marcado pela inauguração do Parque Caminho das Virtudes, na Paróquia São Luís Gonzaga.
A inauguração aconteceu em dois momentos: pela manhã, com uma bênção do parquinho para as crianças, e à noite, com o acendimento da iluminação, procissão e entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida no oratório construído no parque ao lado da igreja Matriz.
O pároco, padre Diomar Romaniv, destaca que o parque é um projeto sonhado há vários anos na paróquia e agora se torna realidade. “Em um primeiro momento, o objetivo era cercar, iluminar e proteger o espaço da igreja nesse bosque. Depois sonhamos em disponibilizar esse espaço de maneira segura a quem vem até aqui, por isso a ideia do parque”.
O padre explica que a área foi organizada em dois espaços: um mais religioso, com o oratório da padroeira do Brasil, a cruz e o caminho com os pórticos que lembram as virtudes teologais e cardeais; e o espaço de convivência, com um parquinho para as crianças e área para a família.
“Quisemos preparar como um presente para a comunidade. Nossas pastorais, movimentos e a catequese agora podem ter um espaço junto a natureza para evangelizar, assim como as pessoas que passam na igreja na pausa do almoço, podem vir rezar, respirar ar puro, e toda a comunidade ter seu momento em família”.
O pároco ressalta ainda a contribuição da comunidade na realização de mais esse projeto da paróquia. “Todos os anos, além dos gastos ordinários com funcionários, o cuidado com as pastorais e com o patrimônio, procuramos investir em algo especial, por isso, reservamos parte das entradas da paróquia para esse parque, com a coleta dos fiéis, oferta do dízimo, eventos com vendas de cachorro-quente ao longo do ano e também parte do valor da festa do nosso padroeiro. Também tivemos ajuda de algumas empresas e benfeitores e ainda temos alguns valores a serem pagos ao longo do próximo ano. Se mais alguém quiser ajudar, nós agradecemos muito”.

Trabalho em equipe
A administradora do patrimônio da paróquia, Rosângela da Rocha Raiser, destaca o trabalho em equipe realizado ao longo dos últimos seis meses para poder chegar ao dia da inauguração com tudo pronto.
“Nos empenhamos para tentar fazer o melhor para a comunidade e para a paróquia. Cada avanço na obra era comemorado e ver isso hoje concluído da forma como imaginamos é uma felicidade imensa. Esse espaço foi pensado em cada detalhe. Cada equipe fez o seu melhor”.
Talita Cane, uma das arquitetas responsáveis pelo projeto, comemora a inauguração da obra, idealizada com tanto carinho para a comunidade. “O padre Diomar nos chamou para viabilizar algo nessa área, ele queria um espaço agradável para as famílias e que ao mesmo tempo pudesse contemplar um templo de oração. O caminho contorna a lateral da igreja, com uma iluminação especial até o oratório. É um espaço para oração e para as pessoas terem um momento especial com a família”.

Chão estrelado
Um diferencial do Caminho das Virtudes é o chão estrelado que leva até o oratório. Leandro Ballan, engenheiro eletricista do projeto, explica que a iluminação aplicada no parque pode ser considerada inovadora.
“Utilizamos a fibra óptica para fazer a iluminação. Esta é uma técnica bastante conhecida, mas a forma com que foi empregada aqui no parque é inovadora. Geralmente, essa iluminação é aplicada no teto de gesso, para dar o efeito de céu estrelado. Aqui no parque, utilizamos no chão, o que envolve mais dificuldades, por isso, poucos espaços utilizam essa técnica. Temos conhecimento de apenas outros três lugares no Brasil com algo semelhante”.
Além da iluminação decorativa no chão e em algumas árvores, todo o caminho foi iluminado de forma uniforme, para proporcionar mais segurança a todos que visitarem o local.

Gratidão à Nossa Senhora Aparecida
Durante a inauguração do parque, um momento de grande emoção foi a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida no oratório. O espaço de oração foi oferecido pelo casal Sidnei e Camila Hort, em agradecimento ao milagre realizado por Nossa Senhora Aparecida na vida dos filhos, os gêmeos Martin e Zayn, de 3 anos.
Camila conta que o casal tentou engravidar durante anos, mas sem sucesso. Ela precisou ser submetida a uma cirurgia de endometriose e, após o procedimento, recebeu a notícia de que não poderia engravidar. O casal iniciou o processo para Fertilização In Vitro (FIV), mas no meio do caminho, Camila engravidou de gêmeos. Com três meses de gestação, o casal descobriu uma síndrome na placenta e por isso a chance de um dos bebês não sobreviver era grande. “Fizemos acompanhamento semanalmente porque caso um dos bebês viesse a falecer na barriga, o outro poderia nascer com danos neurológicos. Quando descobrimos o problema, fizemos promessa para Nossa Senhora Aparecida, que se tudo desse certo, comemoraríamos o aniversário de um ano dos gêmeos no santuário”.
Devido às complicações, os gêmeos nasceram prematuros, com 31 semanas, em janeiro de 2021. Camila fez questão de entrar com a imagem de Nossa Senhora na sala de parto. Martin e Zayn tiveram diversas complicações e precisaram ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante semanas. Martin tinha a situação mais grave, e foi diagnosticado com problema cardíaco grave e logo depois, neurológico. Mais uma vez, Camila e Sidnei recorreram à Nossa Senhora.
“Quando eles estavam na UTI, fiz mais uma promessa à Nossa Senhora. Se desse tudo certo, e eles saíssem vivos, eu iria fazer uma capelinha para ela, aberta ao público, para que todos pudessem visitar”.
Contrariando os prognósticos, Martin e Zayn saíram da UTI e hoje, quase quatro anos depois, vivem uma vida saudável, sem nenhuma sequela. “São crianças perfeitas. O problema cardíaco desapareceu, e o sangramento no cérebro que era grau 3, no dia da alta já não existia mais. Nossa Senhora acompanhou toda nossa luta. Ficou na incubadora com eles e toda vez que eu ia para casa e eles ficavam na UTI, eu me ajoelhava e imaginava o manto dela cobrindo eles, protegendo. Ela cuidou muito bem deles e para mim, meu marido, nossa família, sem sombra de dúvidas, eles são dois milagres de Nossa Senhora”.
Quando a família se preparava para cumprir a promessa, ficou sabendo do projeto do Caminho das Virtudes e chegou à conclusão de que seria o local perfeito para a construção da capela. “Agora muitas famílias poderão pedir milagres a ela e agradecer pelos que ela já fez também”, ressalta Camila.

Horário
O horário de funcionamento do Caminho das Virtudes ainda será definido. A princípio, o espaço será aberto pela manhã, junto com a igreja, e permanecerá até a noite, após a última missa. Nesse período de fim do ano, o horário deve acompanhar o funcionamento do comércio, para que as pessoas que estiverem no Centro da cidade aproveitando as atrações de Natal também possam conhecer o novo espaço.
“Lembramos que esse espaço é para família. Prezamos pelo silêncio, pela convivência, pela segurança e pedimos que quem vier, venha com esse espírito, que cuide da natureza, não jogue lixo, e nos ajude a mantê-lo conservado”, finaliza o pároco.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.