Publicidade

Fundação Cultural conclui primeiras turmas dos cursos gratuitos de italiano, alemão e polonês

Oferta de vagas será ampliada em 2026, em todos os idiomas

Fonte: Imagem: Divulgação

Publicidade

As primeiras turmas dos cursos gratuitos de italiano, alemão e polonês oferecidos pela Fundação Cultural de Brusque (FCB) estão chegando ao fim neste mês. Iniciada neste ano, a ação inédita aproxima a população das línguas e tradições dos povos que colonizaram o município a partir de 1860.

Com vagas preenchidas rapidamente, o projeto tornou-se um dos destaques da programação cultural do município. As aulas foram ofertadas na sede da FCB, na Escola Augusta Dutra de Souza, na Limeira, Unifebe e na Escola José Vieira Corte, no bairro Santa Luzia, atendendo tanto turmas da comunidade quanto estudantes no contraturno escolar.

O diretor-geral da Fundação Cultural, Igor Alves Balbinot, avalia que o primeiro ano consolida um movimento importante de conexão com as origens locais. “Em 2025, a pedido da gestão atual, a Fundação Cultural se empenhou ao lado das entidades que promovem as culturas imigrantes no município. Assim, conseguimos viabilizar as aulas de italiano, alemão e polonês no segundo semestre. Foi apenas o início do projeto, mas já conseguimos ofertar turmas no período matutino e noturno, além das atividades nas escolas Augusta Dutra e José Vieira Corte”, afirmou.

Balbinot destacou ainda que o desempenho das turmas reforça a relevância social e cultural da iniciativa. “Para 2026, a ideia é ampliar o projeto, levar as oficinas para mais unidades escolares em parceria com a Secretaria de Educação e também aumentar a oferta de vagas e turmas na própria Fundação Cultural”, adiantou.

A proposta de expansão já está em planejamento e deve ser anunciada no início do próximo ano. As novas turmas seguirão abertas à comunidade, com foco na comunicação cotidiana e na vivência cultural, mantendo o caráter acessível e participativo.

As inscrições para as turmas de 2026 serão divulgadas pela Fundação Cultural de Brusque nos próximos meses, por meio do site fcbrusque.sc.gov.br e pela Prefeitura de Brusque, brusque.sc.gov.br.

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.