A Fundação Cultural de Guabiruba, em parceria com a Secretaria de Turismo, inicia um importante passo para a consolidação do patrimônio cultural local: a criação da Rota do Bauer em Guabiruba. Para garantir que o projeto nasça conectado à identidade da comunidade, será realizada uma Escuta Pública no dia 7 de agosto de 2026 (sexta-feira), às 18h, no Ateliê da Mari, localizado na Rua Nicolau Schaefer, 603, no bairro Imigrantes.
A Rota do Bauer será um roteiro turístico-cultural voltado à valorização da Bauernmalerei e das manifestações culturais, artísticas e empreendedoras relacionadas à tradição. A proposta é conectar artesãos, ateliês, empreendimentos turísticos e outros espaços de interesse em uma experiência que permita ao visitante conhecer não apenas os produtos, mas também as histórias, os saberes e as pessoas que mantêm essa tradição presente em Guabiruba.
O encontro é voltado para artesãos da técnica Bauernmalerei, proprietários de ateliês, cafés, pousadas e empreendimentos que tenham interesse em compor este roteiro turístico-cultural oficial. A participação na rota será gratuita, e a Escuta Pública terá como objetivo apresentar o conceito do projeto, o selo de identificação visual e ouvir as sugestões de quem mantém essa tradição viva no cotidiano da cidade.
“A Rota do Bauer não é apenas um mapa turístico, mas uma experiência viva que conecta saberes e promove a economia criativa”, destaca a Superintendente de Cultura, Jenifer Schlindwein.
Durante o encontro, os interessados em participar como anfitriões da rota poderão conhecer os critérios de adesão e os benefícios de integrar o roteiro. A iniciativa também representa uma oportunidade de fortalecer a conexão entre cultura, turismo e desenvolvimento econômico local, ampliando a visibilidade dos artesãos e empreendedores envolvidos e contribuindo para o posicionamento de Guabiruba como referência regional na valorização da Bauernmalerei.
A construção da Rota do Bauer integra ações de valorização da identidade cultural de Guabiruba e do Vale Europeu Catarinense e busca transformar a tradição da Bauernmalerei em uma experiência de visitação, conhecimento e conexão com o território, fortalecendo a preservação dos saberes e a economia criativa local.
Serviço
O quê: Reunião de Escuta Pública – Rota do Bauer em Guabiruba
Quando: 7 de agosto de 2026 (sexta-feira), às 18h
Onde: Ateliê da Mari – Rua Nicolau Schaefer, 603, bairro Imigrantes
Público-alvo: Artesãos, agentes culturais e empreendedores ligados ao turismo
Mais informações podem ser obtidas pelos canais oficiais de comunicação da Fundação Cultural de Guabiruba, pelo e-mail cultura@guabiruba.sc.gov.br ou pelo telefone/WhatsApp (47) 3308-3114.














