Em sua reta final, o desfile cívico-militar de 7 de Setembro em Brusque, realizado na manhã deste domingo (7), foi interrompido em decorrência de um acidente envolvendo um dos grupos participantes. O condutor de um jipe pertencente a um colecionador de veículos militares antigos acabou perdendo o controle e colidindo com algumas pessoas ao final do evento. Duas vítimas foram encaminhadas ao hospital, mas já estão em casa e sem maiores riscos.
Apesar do ocorrido, o desfile em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil foi marcado por grande participação popular. Mais de 2,5 mil pessoas desfilaram no novo trecho da Avenida Beira Rio, em um evento que tinha como objetivo resgatar a tradição cívica da cidade.
Na ocasião, retomar o desfile da independência, depois de mais de 10 anos em que ele não foi realizado, foi um momento de muita alegria e de muito orgulho para o chefe do Executivo municipal, André Vechi. “A gente sempre tem trabalhado com as nossas crianças, com os nossos jovens, toda essa questão do patriotismo”, destacou o prefeito. “A luta da independência é diária e cada um de nós precisa fazer a nossa parte sem terceirizar essa responsabilidade, para que a gente possa ter uma sociedade cada vez mais livre (…) por fim, quero aqui agradecer a presença de cada um, tanto participante ou espectador”, finalizou.
Organizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Brusque, o evento contou com a presença de estudantes, representantes de entidades civis e militares, além de servidores públicos, que desfilaram com sentimento de patriotismo e amor à pátria.
“São 203 anos da nossa independência, que foi conquistada com muito esforço por nossos antepassados e é mantida até hoje através do exército e dos seus integrantes”, destacou o chefe de instrução do Tiro de Guerra de Brusque, o subtenente Odair José Dalla Corte.
Com o tema “Brasil: Nossa Terra, Nossa Gente”, a solenidade buscou valorizar o sentimento de pertencimento, celebrou a diversidade cultural e destacou princípios de cidadania e patriotismo.
Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque