Em suas redes sociais, o meteorologista Piter Scheuer registrou a queda de granizo na região do município de Seara, oeste de Santa Catarina. O fenômeno ocorreu nesta quarta-feira (4/6), causado pela passagem de uma supercélula, segundo meteorologista.
Trata-se de um tipo de nuvem de tempestade altamente organizada e potencialmente perigosa. Ela é caracterizada por uma circulação rotacional de grande escala chamada mesociclone, que pode gerar fenômenos meteorológicos extremos, como tornados, granizo grande e fortes rajadas de vento.
Em relação ao granizo, Piter o classificou na categoria Saraiva, ou seja, caracterizada por pedras de gelo de grande tamanho e com alto poder destrutivo. O termo “saraiva” é utilizado para se referir a granizo em grandes quantidades, de uma intensidade extrema, causando um impacto considerável na região onde ocorre.
Temporais provocam danos no Oeste de SC
Como alertado pelos meteorologistas, a tarde desta quarta-feira (4) foi marcada por temporais em diversas regiões do Grande Oeste e do norte de Santa Catarina. O extremo oeste e oeste catarinense registraram relatos pontuais de granizo e vendavais.
Em São Miguel do Oeste, uma tempestade se formou rapidamente sobre o município e provocou vendaval, resultando no destelhamento de edificações e na queda de energia elétrica em algumas ruas. Imagens do radar meteorológico de Chapecó mostram a rápida evolução da nuvem de tempestade sobre a cidade. Em menos de 15 minutos, o fenômeno causou danos em áreas pontuais.
Leia mais:
VÍDEO: Vendaval de dois minutos causa danos em São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste de SC