Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

Guabiruba terá 4ª Maibaum a partir do dia 1º de maio

AACSP e coordenação do projeto definem últimos detalhes para a colocação da tradicional Árvore de Maio

Fonte: Divulgação

Publicidade

A Associação Artística Cultural São Pedro (AACSP), através da coordenação da Maibaum, está organizando os últimos detalhes para a colocação da quarta tradicional Árvore de Maio, na cidade de Guabiruba. O mastro será novamente implantado na rótula localizada entre as ruas Imigrantes e Brusque, no centro da cidade, valorizando novamente a cultura, a tradição e a história dos descendentes alemães. 

A árvore, de aproximadamente 21 metros, foi colhida e iniciou o processo de secagem em setembro de 2023. Após ter sido preparada com produtos antifúngicos, lixada e pintada, ela está praticamente pronta para ser inserida no seu tradicional local, tornando-se novamente um cartão postal da cidade. “Todo o cronograma está dentro do planejado, a árvore está com a pintura praticamente finalizada e as placas estão em fase de acabamento, sob os cuidados da artista Wanneida Siegel”, explica um dos coordenadores da Maibaum, Fabiano Siegel. 

De acordo com a organização, alguns detalhes estão sendo definidos a partir de agora para a inserção do mastro. “Nos dias que antecedem o erguimento da árvore, serão feitas as ‘andorinhas’ (usadas para levantar a Maibaum), já que ela tem 21 metros e o peso se aproxima de 1 tonelada. A AACSP e a coordenação também estão cuidando da organização do desfile, das pessoas responsáveis pelo erguimento, assim como detalhes finais para o dia do evento”, completa o também coordenador, Vandrigo Kohler. 

No próximo sábado, 27 de abril, a coordenação do Maibaum e a diretoria da AACSP farão o sorteio da ordem das placas, com o nome das empresas patrocinadoras, e associações, que ficarão expostas na árvore. Ao todo, serão 44 placas, sendo 32 delas de empresas que colaboraram para esta edição da Maibaum. 

Mais informações sobre o projeto e sobre a programação podem ser conferidas no site da AACSP: www.aacsp.com.br ou @aacspguabiruba (Instagram). 

População convidada a prestigiar

O evento acontece no dia 1º de maio, a partir das 9h. Toda a população local é convidada a prestigiar.  No local haverá música ao vivo, e comercialização de comida e bebida (água, refrigerante e chope). 

Para a organização, no dia, os trabalhos iniciam às 7h, com saída no bairro Pomerânia, descendo em sentido ao centro de Guabiruba, passando em frente à sede da AACSP para uma rápida parada. O trajeto segue pelas ruas Brusque, 10 de junho até a rótula, da rua Imigrantes. 

“Para erguer vamos contar com aproximadamente 50 pessoas, sob o comando dos coordenadores, com muita calma e segurança. Todo o processo será de forma manual, através de uma técnica antiga que utiliza ‘andorinhas’ que vão de 1 até 12 metros”, reforça Kohler. 

Da mesma forma, o presidente da AACSP, Sérgio Valle, reforça o convite para o evento e agradece a todos os que contribuíram para o projeto. “Agradecemos a todas as empresas parceiras, que novamente contribuíram para que essa tradição da cidade seja realizada. Da mesma forma, a associação agradece a coordenação da Maibaum, por toda a dedicação e esforço, bem como todos os voluntários que estarão no dia contribuindo para a Árvore de Maio ser erguida novamente. Nossos agradecimentos também a Prefeitura de Guabiruba, através da Fundação Cultural, à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda de Trânsito pelo apoio e liberação das vias para a realização da ação. Assim, convidamos a toda a população para estar presente neste dia e acompanhar esse momento tão simbólico para a cidade”, reforça.  

Relembre

A última Maibaum foi erguida em Guabiruba no dia 1º de maio de 2018 e, como nas duas edições anteriores, reuniu um expressivo número de voluntários, já que sua instalação deve ser feita sem o uso de máquinas. No dia 30 de outubro de 2022 a terceira Maibaum caiu, após o mastro ser atingido, em decorrência de fortes ventos que atingiram Guabiruba. 

“Quando uma Maibaum cai, ela nos mostra algo e tem grandes significados de previsões não muito boas. E para nós é de grande alegria e orgulho poder realizar mais essa edição dessa tradição alemã que foi iniciada em Guabiruba em 2008. É um trabalho grande, delicado e que exige ajuda de muitas pessoas, demonstrando a valorização da coletividade. Ao final é gratificante pelo belíssimo resultado”, frisa Siegel. 

Saiba mais

A Maibaum é formada por um mastro de madeira pintado de branco e azul em forma espiral, que é erguido sem ajuda de força mecânica sempre no primeiro dia de maio, como símbolo de organização e união.

Conforme a tradição, a Maibaum é substituída a cada cinco anos, sempre no primeiro dia de maio. Para isso, a nova árvore é colhida no ano anterior e preparada com a poda dos galhos para, posteriormente, ser pintada com as listras brancas e azuis. As placas-símbolos são feitas pelo Zünfte (artesão).

Para finalizar, a Árvore de Maio receber ornamentos: o galinho do tempo (Wetterhahn), no topo; placas-símbolos, representando as associações, famílias, profissionais e empresas (Zunfttafeln); as Bandeiras da cidade e do país; e um arco de festão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.