Uma operação policial realizada na manhã desta quinta-feira (13) em Joinville terminou com um homem morto, além da apreensão de drogas e materiais utilizados por uma facção criminosa. Durante a ação, um dos alvos dos mandados judiciais sacou uma arma e apontou contra os policiais, que reagiram e efetuaram disparos. O suspeito foi atingido, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
De acordo com o delegado Murilo Batalha, a operação tinha como objetivo cumprir oito mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva. O confronto ocorreu no bairro Parque Guarani, quando um dos investigados sacou uma arma e apontou para os policiais. Ele não chegou a efetuar disparos, pois os agentes revidaram primeiro.
Após o confronto, a Polícia Científica recolheu a arma utilizada pelo suspeito para análise. Segundo o delegado, ainda não é possível determinar se o armamento era verdadeiro ou falso, já que, pela distância, os policiais não conseguiram identificar no momento da ação.
Além do suspeito morto, outros três indivíduos foram presos e uma grande quantidade de drogas foi apreendida, juntamente com munições, balanças de precisão e veículos.
Por conta da morte registrada na operação, a Delegacia de Homicídios foi acionada para investigar as circunstâncias do caso. A Polícia Científica também fará a perícia da arma e demais elementos encontrados no local.
A operação desta quinta-feira (13) foi um desdobramento da Onda de Choque, considerada a maior ação da Polícia Civil em 2023. Na época, 45 suspeitos foram presos, e diversos entorpecentes, armas e veículos de luxo, incluindo um jet ski, foram apreendidos.