A Delegacia de Proteção Animal (DPA), vinculada ao Departamento de Investigações Criminais (DIC), prendeu em flagrante um homem de 44 anos, identificado como CAC (colecionador, atirador e caçador), na manhã desta quarta-feira (23) em Blumenau.
Segundo a investigação, o crime ocorreu na noite de 27 de setembro de 2025, no bairro Tribess.
Câmeras de segurança registraram o momento em que um gato doméstico foi atingido por um disparo. As imagens mostram o animal agonizando por cerca de um minuto antes de morrer. Logo após o disparo, o suspeito desceu do apartamento com capuz, recolheu o corpo do animal em uma sacola e o descartou fora do condomínio numa tentativa de ocultar o crime.
No cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência do investigado, os policiais encontraram:
- uma espingarda calibre .22;
- uma espingarda de pressão;
- projéteis de chumbinho;
- dois silenciadores de uso restrito;
- vinte munições calibre .308 WIN (uso restrito);
- 98 esferas metálicas.
O homem confessou espontaneamente ter atirado no gato com a arma de pressão, assumindo a autoria do ato.
Ele foi autuado pelo crime de maus-tratos a animais, cuja pena prevista é de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição de guarda de animais. Além disso, responderá por posse irregular de munição e acessórios de uso restrito, com pena prevista de 3 a 6 anos de prisão.
O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Delegacia de Proteção Animal de Blumenau emitiu nota reafirmando o compromisso no combate aos maus-tratos e informou que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181.
















