Desastre

Defesa Civil de Santa Catarina apoia operações no RS

O objetivo principal é fornecer assistência em duas áreas fundamentais
por Secom / Governo de SC 06/05/2024 às 19:27 Atualizado em 07/05/2024 às 05:08
Foto: Divulgação / Secretaria da Proteção e Defesa Civil

Uma equipe da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) partiu nesta segunda-feira, 6, em missão de apoio ao Posto de Comando de Operação em Resposta ao Desastre no Rio Grande do Sul, por conta da tragédia causada pelas chuvas.  

O objetivo principal é fornecer assistência em duas áreas fundamentais: o planejamento e a execução das operações no Posto de Comando e a captação de recursos para os municípios do Rio Grande do Sul, que foram extremamente afetados. A equipe foi com dois veículos 4 x 4 para acesso a áreas alagadas, e assim poder chegar ao Posto de Comando e iniciarem os trabalhos o quanto antes.

O coronel Aldrin destacou a importância de trazer a experiência de Santa Catarina para ajudar o Rio Grande do Sul. “Estamos comprometidos em compartilhar nossos conhecimentos práticos e apoiar nossos colegas do estado vizinho da melhor maneira possível”, enfatizou.

A equipe enviada está sendo comandada pelo coronel dos bombeiros militares, Aldrin Silva de Souza, gerente de operações da Defesa Civil; Luciano Peri, coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê; Maykel Campestrini, coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil de Blumenau; e Jairo Kruger, gerente de captação de recursos.

A princípio, a equipe planeja permanecer no estado gaúcho por sete dias, contribuindo para a operação de resposta a desastres.

Defesa Civil coordena entrega de donativos para o RS

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) assumiu, nesta segunda-feira, 6, a coordenação das entregas de donativos ao Rio Grande do Sul, em resposta aos danos causados pelas intensas chuvas. A SDC está fornecendo orientações para garantir que os materiais sejam entregues com segurança e eficiência.

Foto: Airton Fernandes / SDC

Entidades interessadas em contribuir, públicas, privadas, associações ou grupos de pessoas, devem providenciar todo o processo para o transporte dos itens para garantir o sucesso das doações. “É importante frisar que as pessoas que têm interesse em doar algum donativo precisam providenciar a logística completa, seja qual for o meio de transporte”, explicou o major Fernando Ireno Vieira, gerente de Assistência Humanitária.

Aqueles que desejam contribuir podem entrar em contato diretamente com a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, pelo telefone (48) 9 9174-9145 (major Fernando Ireno Vieira), para esclarecer dúvidas e obter demais informações. “Essa ação destaca a solidariedade e a cooperação entre os estados brasileiros em momentos tão difíceis e dolorosos como esse que o Rio Grande do Sul vive”.

Assuntos: Segurança

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp