ENTREVISTA

Saiba como funciona a Vara Criminal da Comarca de Brusque

Dr. Edemar Leopoldo Schlösser participou, ao vivo, do Jornal da Manhã desta quinta-feira (25)
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia FM 25/04/2024 às 09:19 Atualizado em 25/04/2024 às 10:24
Imagem: Rafael Imhof

O juiz titular da Vara Criminal da Comarca de Brusque, Dr. Edemar Leopoldo Schlösser, concedeu entrevista ao vivo ao Jornal da Manhã nesta quinta-feira (25/4). Na ocasião, o magistrado apresentou um balanço das atividades judiciais. 

Em destaque, as mudanças que serão implementadas com a instalação do Juiz de Garantias, o prazo para inscrições de entidades interessadas em solicitar recursos através da destinação de penas pecuniárias e o volume de julgamentos realizados na Comarca. 

Reconhecido por seu trabalho célere e de comprometimento com a comunidade, Dr. Edemar atua desde 2002 na Comarca de Brusque onde já recebeu homenagens de entidades empresariais e da Câmara Municipal. 

FÓRUM 

Os números de processos na Vara Criminal chamam a atenção. No total, 9.183 processos com 1.599 audiências já realizadas e 1.948 sentenças proferidas.

Dr. Edemar é também o juiz corregedor responsável pelas vistorias na Unidade Prisional de Brusque. Mensalmente, o magistrado desloca-se até a unidade onde ainda presta atendimento aos presidiários que agendam o encontro com antecedência. 

Hoje, o presídio conta com 118 presos, sendo 53 provisórios e 65 definitivos. Destes, 11 atuam na limpeza, 26 trabalham (parceria com empresas), 67 estão no programa de leitura e 14 colocam os estudos em dia através do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA).

OUÇA A ENTREVISTA:

Trajetória 

Dr. Edemar Leopoldo Schlösser iniciou as atividades no Tribunal de Justiça de Santa Catarina em janeiro de 1993. Schlösser já atuou como juiz substituto e titular em 13 comarcas do Estado.

Passou por Itapiranga, Palmitos, Concórdia, Seara, São Miguel do Oeste, Anchieta, São José do Cedro, Dionísio Cerqueira, Anita Garibaldi, Maravilha, Xanxerê e Ponte Serrada até sua chegada a Brusque no ano de 2002. 

Em 2019, após dedicar mais de 36 anos de sua vida à docência, sendo 16 destes ao curso de Direito do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Dr. Edemar Leopoldo Schlösser encerrou sua trajetória na Instituição. 

Em 2021, o magistrado chegou a anunciar sua aposentadoria como juiz, o que foi revista após grande mobilização de entidades para sua permanência.

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp