“Estar atualizado significa garantir que cada centavo homologado numa licitação vai, de fato, se transformar em resultado para a população, evitando erros que podem causar atrasos em obras, compras e serviços essenciais, com impacto enorme na sociedade”. É assim que Karen Bayestorff define a importância de capacitações sobre a Lei n° 14.133/2021, a atual legislação que rege as licitações no Brasil.
A especialista, mestra em Administração Pública e sócia fundadora da BeeGOV Consultoria e Treinamentos, palestrou sobre o assunto em evento da Escola do Legislativo Vereador Alexandre Merico, em parceria com a Esap, a Escola de Administração Pública de Brusque, na noite desta quarta-feira na Câmara Municipal.
O público teve contato com as principais alterações da lei e recebeu sugestões de como atendê-la nestes pontos. A palestrante também compartilhou casos que podem servir de exemplos, tanto para a maior eficiência de órgãos que realizam as compras públicas, quanto para que a iniciativa privada, aqueles que estão do “outo lado do balcão”, tenham sucesso na participação de processos licitatórios.
“O espírito da 14.133/2021 está muito amparado no planejamento e na governança. E quando a gente fala de governança, tem alguns aspectos que remetem à formação e à capacitação das pessoas. Por isso que esta inciativa da Escola do Legislativo, da Câmara de Brusque, vem muito ao encontro do que a lei pede. Trabalhar a capacitação dos servidores que atuam nas compras públicas favorece um ambiente de compras públicas mais eficiente”, destacou a palestrante.
Para saber mais sobre as iniciativas da Escola do Legislativo, acesse o site da Câmara e siga as redes sociais oficiais.
Texto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque
Assista à palestra completa no Canal da Câmara no Youtube:
