Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 21 de outubro, o vereador Joubert Lungen (Podemos) destacou o enrocamento de pedras realizado na localidade do Ribeirão do Mafra, no bairro São João. Ele relatou que a obra teve início “oito, nove meses depois” da solicitação do serviço, feita em fevereiro. “O vereador faz a indicação, faz a cobrança, mas não executa”, ponderou.
O parlamentar registrou elogios à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e ao gestor da pasta, Ivan Bruns Filho. “Quero ressaltar o belo trabalho que o secretário e a equipe da secretaria realizou. [Foi] um serviço muito bem executado”, disse, acrescentando que a região ainda precisa de “uma pavimentação” e “uma calçada”.
Rua David Hort
Joubert também tratou da manutenção na rua David Hort, no mesmo bairro. Segundo ele, após conversa com o prefeito e o secretário, o tapa-buracos começou assim que o tempo firmou. “Foi um trabalho muito bem feito, tem que dar os parabéns quando é feito um tapa-buracos desse naipe. A gente fica muito feliz porque a população reconhece”, declarou.
Recursos para as vias públicas
Por fim, o vereador se referiu à Lei 4.852/2025, que autoriza o Município a contratar até R$ 100 milhões com a Caixa Econômica Federal para financiar a requalificação, a revitalização e a pavimentação de vias urbanas, e defendeu a necessidade de fiscalização do excesso de carga de veículos de grande porte. Ele contou ter ouvido do prefeito André Vechi (PL) a intenção de adquirir uma balança de pesagem. “Um caminhão de 45 toneladas carrega até 70, 80 toneladas”, observou.
Em apartes, manifestaram-se Leonardo Schmitz (PL), Pedro Correa da Silva Neto (PL), Jean Dalmolin (Republicanos) e Valdir Hinselmann (PL), todos de forma a endossar o discurso de Joubert.
Assista ao pronunciamento de Jouber Lungen na íntegra: https://youtu.be/4DR3WvusRNc
Texto: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque.