Na sessão ordinária desta terça-feira, Joubert Lungen (Podemos) utilizou a tribuna para defender os anseios de pessoas que sofrem com algum tipo de Diabetes, enfatizando a necessidade de ampliar insumos que melhorem a sua qualidade de vida, como por exemplo, o acesso a sensores de monitoramento contínuo de glicose.
O vereador propôs que a Câmara realize uma audiência pública para debater temas relacionadas à Diabetes Tipo 1: desafios enfrentados pelos pacientes, políticas de saúde, acesso a medicamentos, bem como ações de prevenção, acompanhamento e educação em saúde. A intenção é reunir profissionais, representantes de instituições, famílias e pessoas que sofrem com a condição, a fim de aprimorar políticas públicas relacionadas ao assunto no município. O pedido foi formalizado no Requerimento nº 216/2025, assinado por Joubert em conjunto com os vereadores Jean Pirola (PP) e Antonio Roberto (PRD).
Aparelho que salva vidas
Lungen relatou situações vividas por famílias de Brusque que convivem com a doença, destacando a importância da distribuição de sensores de monitoramento pela rede pública de Saúde para prevenir episódios de hipo e hiperglicemia, sobretudo em crianças. Ele alertou que a hiperglicemia abaixo de 70 tem como sintomas fraqueza, suor e confusão mental, podendo ocasionar desmaios, convulsões e até levar à morte.
“Quando uma família dessa não tem um aparelho desse, pode chegar de manhã e não ter mais a criança”, atentou. Em aparte, Pirola reforçou a importância do acesso a estes sensores: “Um aparelhinho simples para algumas pessoas e, muitas vezes, um aparelho que fica fora do orçamento pra outras, pode salvar uma vida, e geralmente, a vida de uma criança”.
Joubert citou exemplos de cidades que já oferecem o dispositivo pelo SUS e defendeu que Brusque avance na mesma direção. “Em nível Brasil, 50 municípios já recebem o sensor de Glicemia pelo SUS. Em Santa Catarina, Criciúma foi o primeiro município catarinense a disponibilizar essa tecnologia pras crianças de 2 a 14 anos […] Itajaí anunciou há pouco o fornecimento do aparelho”, compartilhou.
O Requerimento nº 216/2025 foi aprovado durante a sessão e a audiência pública deve ser agendada para o próximo ano, em data a ser divulgada nos canais oficiais de comunicação da Câmara.
Confira a fala do vereador na íntegra: https://youtu.be/SCBGScW75EU
Texto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque













