Na tarde desta quinta-feira (12/12) foi a vez dos candidatos eleitos de Brusque serem diplomados. O ato aconteceu no plenário da Câmara Municipal. Na ocasião, além do prefeito e vice também receberam o documento os vereadores para a próxima legislatura.
O cerimonial ainda ainda contou com homenagens ao eleitor mais idoso e o mesário mais antigo de cada município.
Prefeito e vice
O atual prefeito, André Vechi (PL), conquistou um novo mandato.
Vechi havia sido eleito em 2023 para um mandato tampão após a cassação de Ari Vequi pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A atual gestão segue até o fim de dezembro.
O vice-prefeito diplomado é Deco Batisti (PL). Ambos foram eleitos pela coligação “Para Brusque Seguir Avançando”, formada por PL, PP, PRD, Republicanos e Podemos.
Vereadores
Por sua vez, o Poder Legislativo brusquense será composto pelos seguintes vereadores: Valdir Hinselmann (PL), Leonardo Schmitz Léo (PL), Paulinho Sestrem (PL), Bete Eccel (PT), André Rezini (PP), Jean Dalmolin (REPUBLICANOS), Rick Zanata (NOVO), Pedro (PL), Felipe Hort (NOVO), Cacá Tavares (PODE), Professor Rogério dos Santos (REPUBLICANOS), Jean Pirola (PP), Alessandro Simas (UNIÃO), Joubert Lungen (PODE) e Antônio Roberto (PRD).
O juiz eleitoral da 86ª Zona Eleitoral, Gilberto Gomes de Oliveira Junior, destacou que os eleitos já estão aptos para a posse no dia 1º de janeiro e que as eleições em Brusque transcorreram com tranquilidade. “As prestações já foram conferidas e aprovadas dos diplomados. A gente ouviu muitos elogios à Justiça Eleitoral, especialmente na fala do vereador mais votado. De fato, foi uma eleição muito tranquila para a Justiça Eleitoral. Não houve nenhuma prisão, nenhum termo circunstanciado, nenhum problema mais grave. A eleição foi totalmente tranquila”, afirmou o juiz.
Já o vereador mais votado, Valdir Hinselmann, falou sobre o momento especial e a responsabilidade de ser o mais votado em uma eleição com mais de 200 candidatos disputando 15 vagas:
“É um momento muito especial. Se eu não me engano, eram duzentos e sessenta e dois candidatos buscando uma vaga, e a gente estar entre os quinze eleitos no município de Brusque, sendo o mais votado, é algo que traz grande honra e alegria para nós. Com certeza, também é uma responsabilidade ainda maior, porque, sendo o mais votado, a procura para que a gente esteja atento aos problemas da cidade aumenta muito”, declarou o vereador.
Por fim, o prefeito eleito destacou o significado das etapas do processo eleitoral, que culminam na posse:
“É um evento de muita alegria para mim e para todos que foram diplomados hoje. A diplomação é a garantia de que, no dia 1º de janeiro, estaremos todos tomando posse para iniciar efetivamente o novo mandato. O candidato tem três conquistas: a primeira é a eleição, a segunda é a diplomação, que comprova que tudo foi feito corretamente no processo eleitoral pela Justiça. E, por fim, a garantia de que, no dia 1º, estaremos assumindo nossos cargos e começando os trabalhos”, destacou o prefeito reeleito.
O diploma
Durante a cerimônia, os candidatos eleitos para os cargos do executivo e legislativo municipal receberam oficialmente seus diplomas, documento que atesta a legitimidade e conformidade de suas vitórias no pleito. O ato formal marca o encerramento do processo eleitoral no município, sendo o último passo antes da posse, prevista para o início de 2025.
De acordo com o artigo 215 do Código Eleitoral, no diploma deve constar o nome da pessoa eleita, a indicação da legenda pela qual concorreu, o cargo para o qual se elegeu ou a sua classificação como suplente e, facultativamente, outros dados a critério do juízo ou do tribunal eleitoral.
O que é a diplomação?
A diplomação é o ato de entrega dos diplomas devidamente assinados às pessoas eleitas e aos suplentes. Isso só ocorre após a totalização dos votos e a verificação das pessoas eleitas e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.
A partir da diplomação, a candidata e o candidato eleitos passam a estar aptos a tomar posse no cargo de prefeito, vice-prefeito ou vereador para o qual foram eleitos. A diplomação dos eleitos será feita também pelas juntas eleitorais de cada cidade.
No caso das eleições presidenciais, a assinatura do diploma e a diplomação são feitas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já o respectivo tribunal regional eleitoral (TRE) promove a assinatura dos diplomas e realiza a diplomação dos cargos de governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital (DF).