Publicidade

Leonardo Schmitz repudia reportagem sobre ações de prefeituras para lidar com pessoas em situação de rua

Vereador criticou o programa Fantástico, da TV Globo, e defendeu gestores catarinenses: “Continuem firmes”

Fonte: Talita Garcia/Câmara de Brusque

Publicidade

Na sessão ordinária da Câmara de Brusque desta terça-feira, 9 de dezembro, o vereador Leonardo Schmitz (PL) repudiou reportagem exibida pela TV Globo sobre medidas adotadas por prefeituras para lidar com a população em situação de rua. “O Fantástico falou sobre as cidades de prefeitos que estão fazendo um trabalho combatendo a esses moradores de rua que não querem ajuda, que estão na rua causando tumulto, usando drogas, bebida alcoólica, incomodando comerciantes”, afirmou. “Esse trabalho que os prefeitos vêm fazendo é dando esse apoio, é trazendo eles de volta ao mercado de trabalho, a um tratamento, para tomar um rumo novamente para a sua vida”.

A reportagem a que se referiu o vereador não menciona Brusque, mas mostrou registros e relatos de abordagens que supostamente tentam forçar a saída dessa população de diferentes municípios brasileiros. Em trechos divulgados nas redes do programa, aparecem menções a cidades catarinenses e à atuação de gestores locais. O Fantástico também informou que as prefeituras ouvidas alegam promover acolhimento, tratamento e reinserção social e que o Ministério Público investiga práticas relacionadas ao tema.

Schmitz elogiou o empresário Luciano Hang, que se manifestou publicamente contra a matéria, e prefeitos de Santa Catarina, defendendo a continuidade de ações municipais. “Parabenizo os prefeitos que realmente estão se expondo e dando a cara a tapa para resolver esses tipos de situação”, declarou. “Quando é oferecido ajuda, quando é oferecido apoio, a pessoa aceita quando ela é abraçada”, disse. O vereador também relatou ocorrências envolvendo um homem em situação de rua no bairro Águas Claras, citando encaminhamentos das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde.

Ao final, o parlamentar reforçou o repúdio ao programa e voltou a diferenciar casos de quem aceita acolhimento dos que, na avaliação dele, “não querem ajuda e estão só para incomodar e atrasar o desenvolvimento”. Adiante, o edil sentenciou: “Continuem firmes, prefeitos”, sugerindo a internação de pessoas que rejeitam atendimento.

Assista ao pronunciamento de Leonardo Schmitz na íntegra: https://youtu.be/w_loJ9CoiZw

Texto: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.