A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) lançou nesta segunda-feira (20), o livro comemorativo de 50 anos de fundação da entidade. A obra, que narra sua trajetória da instituição e das fundações associadas, foi coordenada e editada pela Editora da UNIFEBE, mantida pela Fundação Educacional de Brusque (FEBE), uma das instituições que integram a associação.
O lançamento foi realizado em Florianópolis, durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Acafe. Na solenidade, a presidente da FEBE, reitora da UNIFEBE e organizadora do livro, professora Rosemari Glatz, entregou um exemplar à secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta.
“Com grande honra, coube à nossa Editora compilar a história e transformar esse legado em um belíssimo livro. Uma obra que condensa o passado e o presente das instituições de ensino superior comunitárias do nosso estado e que serve de inspiração para a construção dos próximos 50 anos da entidade e de suas associadas. O desejo da Fundação Educacional de Brusque é que a Acafe siga transformando realidades e sendo um modelo para todo o país”, celebra a professora Rosemari.
A obra
O livro em celebração aos 50 anos da instituição inicia com um capítulo dedicado à história e estrutura atual da própria Acafe. Nos capítulos subsequentes, a obra apresenta as fundações educacionais que integram a associação, obedecendo à cronologia das datas de suas fundações legais. Cada capítulo foi produzido pela própria Instituição, a quem cabem os créditos da autoria e responsabilidade pelo conteúdo e pelas imagens.
A versão e-book do material pode ser acessada no site da UNIFEBE.
50 anos de Acafe
A Associação Catarinense das Fundações Educacionais foi criada em 2 de maio de 1974, fruto da união das Fundações Educacionais criadas pelos municípios. Desde aquele ano, a entidade congrega instituições de ensino superior contribuindo para articular e coordenar ações integradas entre elas.
Atualmente, o Sistema Acafe é composto por 14 instituições, presentes em mais de 50 cidades, reunindo mais de 140 mil estudantes matriculados nos colégios das fundações e em centenas de cursos de graduação e programas de pós-graduação de todo o estado de Santa Catarina.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Unifebe