No próximo dia 27 de novembro, às 19h, o Museu Casa de Brusque realiza o lançamento do Anuário Notícias de Vicente Só, edição 2025, em cerimônia que também marcará o encerramento da exposição temporária “Do outro lado do Oceano – Os 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina”. Criada em 1977 por Ayres Gevaerd, a publicação é considerada a mais importante revista histórica do Vale do Itajaí-Mirim, sendo um dos principais instrumentos de preservação e divulgação da memória regional.
A 72ª edição traz como tema central a grande imigração italiana e reúne 17 autores em 208 páginas de conteúdo histórico. O evento contará com a presença dos pesquisadores participantes e será abrilhantado pela apresentação musical do Grupo Amigo do Canto Alemão. O presidente do Conselho Editorial, historiador Celso Deucher, destaca que o anuário “se consolida como um instrumento essencial para o registro e valorização da memória coletiva de Brusque e região, reunindo artigos que revelam o valor do nosso patrimônio e as trajetórias que moldaram nossa identidade”.
Os autores que integram esta edição são Aldo Maes dos Anjos, Alessandra Hodecker Dietrich, Juarês Aumond, Celso Deucher, Edevilson Cugiki, Aloisius Lauth, Rosemari Glatz, Emilia Rosenbrock, Saulo Adami, Luciana Pasa Tomasi, Elivelton Reichert, Julie Francine Ricardo, Francisco Daniel Imhof, Maria do Carmo Ramos Krieger e Jorge Paulo Krieger Filho.
Os textos abordam uma ampla variedade de temas, desde o pioneirismo brusquense e os fluxos migratórios até aspectos do cotidiano urbano, da geografia histórica e do patrimônio cultural da região. Também há espaço para homenagens e perfis biográficos de figuras marcantes, como Antônio “Neco” Heil e Daniel Xavier Imhof, além de reflexões sobre a preservação do patrimônio e o papel dos museus na contemporaneidade.
A publicação que leva o selo da Editora Unifebe, também apresenta o Relatório, elaborado pela diretora geral da instituição, Luciana Pasa Tomasi, registrando as ações de 2024 em prol da preservação da história local e regional. O presidente da SAB, Marcus Schlösser, convida toda a comunidade a prestigiar o lançamento: “O Anuário é um convite à reflexão sobre nossa história e está aberto à participação da comunidade por meio de artigos e pesquisas que valorizem nossa identidade e nossa memória coletiva”.
Fonte: Assessoria de Imprensa
















