O dia 26 de novembro, na Calwer Mineração, foi alusivo à campanha Novembro Azul. Os colaboradores da empresa participaram de uma palestra de conscientização ao câncer de próstata, ministrada pela enfermeira Sonia Correia. Durante o bate-papo a profissional abordou a importância de realizar os exames anualmente e como o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.
A enfermeira destaca a importância de conscientizar os homens acerca da doença para a quebra de preconceito em relação aos exames de prevenção. “Conversamos com os colaboradores, que na sua maioria são homens, sobre o câncer de próstata e o quão mais simples é o tratamento quando ele é detectado precocemente. E também quebrando o preconceito com o exame de toque, que é necessário para diagnosticar se há alterações na glândula. Além disso, durante nossa conversa falei sobre alguns sintomas que podem ser sinais de que há algo errado e é preciso procurar um médico para investigar isso”, explicou.
O CEO da Calwer, José Manoel Werner, ressalta que para a empresa é de extrema importância promover ações que favoreçam a qualidade de vida e saúde dos colaboradores.
“Consideramos as palestras de Outubro Rosa e Novembro Azul iniciativas extremamente positivas, que visam não apenas informar, mas também capacitar nossos colaboradores a levarem esse conhecimento para suas casas, compartilhando-o com suas famílias. Mesmo com a predominância de colaboradores homens em nossa empresa, a adesão à campanha do Outubro Rosa foi um passo importante para conscientizá-los sobre essa doença. Além disso, acreditamos que promover esse tipo de ação reflete nosso compromisso com a responsabilidade social, contribuindo para a saúde e bem-estar da comunidade. Para o próximo ano, temos o planejamento de expandir essas iniciativas e impactar ainda mais pessoas”, pontuou Werner.
Ação aprovada
Dentre os colaboradores que participaram estava a recepcionista, Luana Braciani. “Foi uma iniciativa muito bacana. Muitos não conhecem ou não realizam exames para o diagnóstico precoce. E também há aqueles que têm preconceito ou, por serem mais, jovens pensam que não são acometidos pela doença. Foram passadas informações muito enriquecedoras”, comentou.
Quem também achou importante o conteúdo da palestra foi o motorista de carreta, Luiz Fernando Leoni. “Sabemos que os homens não têm o hábito de se cuidar muito, geralmente não realizam exames de rotina e a empresa promover essas palestras auxilia na conscientização. Acredito que os mais jovens já tem um pouco mais de consciência e cuidado, mas os mais velhos muitas vezes ainda têm preconceito, então é importante trazer este tipo de informação”, ressaltou.
Da mesma forma fala o gerente de produção e manutenção industrial, Marco Antônio Mossolino. Para ele este tipo de evento mostra a preocupação da empresa com a saúde e bem estar dos colaboradores. “Trazer uma profissional para falar sobre o câncer, prevenção, diagnóstico e tratamento é muito importante, porque muitos homens desconhecem que, se descoberto tardiamente, a doença pode levar à morte. Eu vejo esse momento como de suma importância. Além disso, todo o cuidado da empresa em decorar o ambiente, para torná-lo mais convidativo e deixar os funcionários com mais liberdade para sanar suas dúvidas, também é muito bacana”, finalizou.
Fonte: Ideia Comunicação