O Novembro Azul tem como objetivo principal alertar os homens sobre a importância do cuidado com a saúde, com destaque para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mas possui altas chances de cura quando detectado precocemente.
A campanha de conscientização busca derrubar preconceitos e cultivar a realização de exames regulares, como o toque retal e o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), fundamentais para identificar alterações na próstata.
Bem-estar
Além disso, também promove reflexões sobre a saúde integral do homem, incentivando hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, uma alimentação balanceada, o controle do estresse e visitas regulares ao médico. Cuidar da saúde não é apenas tratar doenças, mas preveni-las.
Entrevista
O cirurgião geral e urologista do Hospital Imigrantes, Dr. Celso Tschá participou, ao vivo, do Jornal da Manhã desta terça-feira (19) quando tratou sobre o tema.
Durante a conversa, o especialista falou sobre prevenção, fatores de risco e cuidados necessários para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A saúde dos jovens também foi destaque, além de outros males relacionados ao sistema urinário masculino. Os cálculos renais e doenças causadas por vírus e demais agentes infecciosos foram elencadas durante a conversa que pode ser conferida, na íntegra, abaixo: