O mais recente caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) desembarcou no Brasil e foi retirado do navio no Porto de Navegantes, em Santa Catarina. Fabricado pela empresa sueca Saab, a aeronave supersônica chegou na segunda-feira (25), após uma viagem de 21 dias pelo mar, partindo do Porto de Norrköping, na Suécia.
Características técnicas do F-39 Gripen
O F-39 Gripen é uma das aeronaves mais avançadas do mundo, com tecnologia de ponta e uma série de características que garantem sua eficiência em combate. Confira os detalhes da nova aquisição:
- Velocidade máxima: 2.400 km/h (duas vezes a velocidade do som)
- Envergadura: 8,6 metros
- Altura: 4,5 metros
- Comprimento: 14 metros
- Altitude máxima de voo: 16 mil metros
- Capacidade de operar em aeródromos com pouca infraestrutura
O caça faz parte do Programa Gripen Brasileiro, que prevê a entrega de 36 unidades ao Brasil em um contrato de R$ 20 bilhões. Além dos caças, o acordo inclui suporte logístico, sistemas de apoio, armamentos e treinamento.
Desembarque e transporte
Após ser descarregado no Porto de Navegantes, o caça foi transportado por terra até o Aeroporto Internacional de Navegantes durante a madrugada de terça-feira. O deslocamento, de apenas dois quilômetros, contou com o apoio de forças de segurança para garantir a segurança da operação.
Procedimentos técnicos e futuro voo
Antes de ser enviado à Base Aérea de Anápolis (GO), o caça passará por uma série de ajustes técnicos, incluindo a instalação de assento ejetável e o kit de sobrevivência. A data do primeiro voo ainda não foi revelada.
O desembarque desse caça é a sexta operação do tipo no Brasil. A primeira aeronave Gripen chegou em 2020, com outras quatro entregues em 2022 e 2023.