A noite de terça-feira, 5 de novembro, foi de muito aprendizado e inspiração para os participantes do InspiraBq, promovido pelo Núcleo de Jovens Empreendedores (NEJ) da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr). Realizado no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (ACIBr), o evento reuniu cerca de 100 pessoas e contou com a palestra de Juliano Mendes, fundador da cervejaria artesanal Eisenbahn, e da Pomerode Alimentos; e também apresentação de case com Leonardo Biz e Kaiser Novelli, fundadores do Ahoy! Tavern Clube e Factory Coffee, de Blumenau.
“Trouxemos palestrantes com uma experiência ímpar sobre empreendedorismo para compartilhar com os participantes. E esse é o objetivo que o Núcleo Jovem visa, fomentar o empreendedorismo entre os nucleados, através de visitas técnicas, treinamentos, pitchs de negócios e eventos como o InspiraBQ”, fala o coordenador do Núcleo, Cesar Busnardo Neto.
Ele completa que momentos de troca de conhecimento como este são enriquecedores para os empreendedores. “Os empresários buscam se desafiar diariamente, nós entendemos que fazer negócios não é algo simples. Então sempre que temos a oportunidade de ouvir a experiência de outros empreendedores é de grande valor e agrega muito”, pontuou.
Presente no evento, o presidenta da ACIBr, Marlon Sassi, destaca a importância de inspirar e fomentar novos empreendimentos e parabeniza o Núcleo Jovem pela iniciativa de promover o empreendedorismo.
“O objetivo do evento nos chama bastante a atenção, conectar, capacitar e inspirar pessoas a empreender. Nós vivemos em uma das regiões que mais cresce em todo o país, e percebemos que ela é realmente empreendedora. Então para continuarmos esse histórico precisamos de eventos como este, que discuta e incentive o empreendedorismo, principalmente entre os jovens. Acredito que todos saíram daqui inspirados e com grande motivação para continuarmos essa caminhada de desenvolvimento”, destaca Sassi.
Conduzindo o evento, a diretora de Núcleos da ACIBr, Daiane Rossano, compartilha a alegria em ver a realização de mais um InspiraBQ. “Para mim chega a ser uma nostalgia estar aqui hoje, porque acompanhei o evento desde a primeira edição, ainda quando era integrante do Núcleo Jovem. Para mim é motivo de muita alegria e satisfação apresentar o cerimonial e acompanhar o sucesso de mais uma edição”, afirmou.
Jornada compartilhada
Leonardo Biz e Kaiser Novelli, fundadores do Ahoy! Tavern Clube e Factory Coffee, de Blumenau, estão há mais de 20 anos no cenário do entretenimento e realização de eventos. Durante sua palestra compartilham com o público a trajetória neste universo, contando os erros e acertos neste período.
“Compartilhamos um pouco da nossa história, como começamos, os principais desafios que enfrentamos no início e, de pouco em pouco, fomos crescendo e nos consolidando. Acredito na importância de dividir essa trajetória com outras pessoas para desmistificar todo o glamour que colocam no empreendedorismo, porque a verdade é que se alcança o sucesso com muito trabalho, empenho e dedicação”, falou Leonardo Biz.
Kaiser Novelli completa que para os dois também é um momento gratificante, pois além de compartilharem sua experiência, relembram sua trajetória. “As experiências que falamos hoje são momentos que passamos, então são todas reais. São ensinamentos que aprendemos na raça e no dia a dia. Foram muitos perrengues nesses 20 anos, e é importante contar esta parte do caminho para os novos empreendedores, para que eles saibam que nem tudo vai dar certo de primeira”, comentou Novelli.
Se aventurando em novos mercados
Além deles, o empresário Juliano Mendes, apresentou seu case de sucesso como fundador da cervejaria artesanal Eisenbahn, e da Pomerode Alimentos. Ele destacou os principais desafios mudar de segmento e reiniciar a jornada.
“Hoje compartilho as minhas histórias, e da minha família, como empreendedor no setor da gastronomia. Contei um pouco sobre como criamos a Cervejaria Eisenbahn, que ficou muito conhecida em todo o Brasil. Passando por cada etapa até consolidar a marca e vencer prêmios, como o de ser a primeira cerveja brasileira a ganhar um prêmio na Alemanha. E depois a nossa mudança de rota, nada planejada, adentrando no mundo dos queijos. Iniciando esse novo processo do zero até ganharmos o prêmio de melhor queijo do mundo”, explicou Mendes.
Ele frisa que a caminhada não foi fácil, houve muito estudo e perseverança para alcançar o sucesso. “Divido com o público desafios e aprendizados. Deixo a mensagem para eles de que é preciso ter a coragem de desbravar novos mercados, ter conhecimento dos riscos e como as situações vão se desenvolvendo. E no final, as conquistas que temos valem muito a pena”, finalizou.