Publicidade

O que os brusquenses estão lendo? Confira os livros mais emprestados na Biblioteca Municipal

Ranking reúne romances, obras de desenvolvimento pessoal e literatura infantojuvenil

Fonte: Fotos: Duda Antunes/Prefeitura de Brusque

Publicidade

Celebrado nesta quinta-feira (29), o Dia Nacional do Livro é uma oportunidade para conhecer as preferências literárias dos leitores de Brusque. Na Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral, a série Diário de uma Garota Nada Popular, os romances É Assim que Acaba e Verity e livros de desenvolvimento pessoal estão entre os títulos mais emprestados. Até 28 de outubro, a biblioteca registrou 8.085 empréstimos em 2026.

O destaque do ranking é a série Diário de uma Garota Nada Popular, de Rachel Renée Russell, que aparece quatro vezes na lista, com histórias ambientadas no universo escolar e na adolescência. A literatura infantojuvenil também está representada por títulos como A Casa na Árvore com 13 Andares, A Casa na Árvore com 26 Andares, Como Treinar Seu Dragão, Diário de um Banana: Bons Tempos, Harry Potter e a Câmara Secreta e As Crônicas de Nárnia.

Entre os romances, aparecem É Assim que Acaba, Verity, Nunca, Jamais, A Última Carta de Amor e Lua Nova. Já o interesse por temas relacionados ao comportamento e ao desenvolvimento pessoal aparece em títulos como Mais Esperto que o Diabo, O Poder do Hábito e O Poder do Subconsciente. A lista também inclui Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, obra que aborda as relações sociais e a vida no sertão baiano.

Além dos títulos populares, o acervo da biblioteca reúne obras que ajudam a conhecer a história de Brusque e a trajetória de personagens ligados ao município. Um exemplo é Na Boca do Gol, do ex-goleiro Valdir Appel, que relata episódios de sua carreira no futebol, incluindo passagens pelo Paysandú, Carlos Renaux e Vasco.

A história local também está presente em livros sobre a morte de Ivo Renaux, ocorrida em 1949. Tragédia e Mistério na Villa Renaux, de João Carlos Mosimann, lançado em 2000, aborda o caso e as investigações que tiveram repercussão na cidade. Mais recentemente, em 2024, Otávio Timm publicou Um Tiro na Colina, que retoma o episódio a partir de documentos, investigações e depoimentos.

Consulta ao acervo

A Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral fica na Praça da Cidadania e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar para o almoço. O catálogo pode ser consultado pela internet, permitindo pesquisar títulos e autores disponíveis no acervo antes de visitar o espaço.

A pesquisa está disponível em biblioteca.brusque.sc.gov.br/pesquisa_geral.

Confira os 20 livros mais emprestados na Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral:

  1. Diário de uma Garota Nada Popular: Histórias de uma Baladeira Nem um Pouco Glamourosa — Rachel Renée Russell
  2. Verity — Colleen Hoover
  3. É Assim que Acaba — Colleen Hoover
  4. Diário de uma Garota Nada Popular: Histórias de uma Patinadora Nem um Pouco Graciosa — Rachel Renée Russell
  5. Mais Esperto que o Diabo — Napoleon Hill
  6. As Crônicas de Nárnia: Volume Único — C. S. Lewis
  7. Nunca, Jamais — Colleen Hoover e Tarryn Fisher
  8. A Casa na Árvore com 13 Andares — Andy Griffiths
  9. O Poder do Hábito — Charles Duhigg
  10. Diário de uma Garota Nada Popular: Histórias de uma Estrela de TV Nem um Pouco Famosa — Rachel Renée Russell
  11. A Casa na Árvore com 26 Andares — Andy Griffiths
  12. Torto Arado — Itamar Vieira Junior
  13. O Poder do Subconsciente — Joseph Murphy
  14. Diário de uma Garota Nada Popular: Histórias de uma Pop Star Nem um Pouco Talentosa — Rachel Renée Russell
  15. Chegou Alguém Novo — autor a confirmar
  16. Como Treinar Seu Dragão — Cressida Cowell
  17. Diário de um Banana: Bons Tempos — Jeff Kinney
  18. Harry Potter e a Câmara Secreta — J. K. Rowling
  19. A Última Carta de Amor — Jojo Moyes
  20. Lua Nova — Stephenie Meyer

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.