O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) encerra 2024 com números expressivos em seu setor de monitoramento de obras públicas. Durante o ano, foram realizados 157 monitoramentos, com acompanhamento de 20 obras em execução nos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá, além da avaliação do estado de conservação e manutenção de cinco obras já executadas e entregues pelo poder público.
O maior volume de monitoramentos ocorreu em Brusque, com 11 obras, seguido de Botuverá, com oito obras, e Guabiruba, com seis obras. As obras monitoradas representam um investimento aproximado de R$ 90 milhões, correspondendo a mais de 80% do valor total de obras públicas contratadas na região em 2024.
O arquiteto e urbanista José Gamba Junior, responsável pelo setor de monitoramento do OSB Brusque, destacou o diagnóstico positivo do desempenho geral das obras. “Apesar dos bons resultados, foram observadas em algumas situações melhorias necessárias em relação ao cumprimento de prazos de execução e à qualidade dos serviços prestados”, explica.
As inconsistências encontradas durante o processo resultaram na formalização de 32 encaminhamentos às prefeituras de Brusque, Guabiruba e Botuverá. Todos foram devidamente respondidos, com esclarecimentos e providências adotadas pelas administrações municipais.
Transparência e compromisso
O presidente do OSB Brusque, Evandro Carlos Gevaerd, enaltece o trabalho contínuo da equipe e reforça o compromisso da entidade com a transparência na gestão pública. “Acompanhamos um número significativo de obras este ano, o que demonstra a força e a relevância do trabalho do Observatório. Continuamos à disposição da população para ajudar no acompanhamento de obras e contribuir com a eficiência na aplicação dos recursos públicos”, destaca.
Confira o monitoramento de obras ao longo dos anos
2021 – 12 obras monitoradas
2022 – 20 obras monitoradas
2023 – 28 obras monitoradas
2024 – 25 obras monitoradas
Fonte: Assessoria de Imprensa – Amplitude Comunicação