Na noite de quarta-feira, 23 de abril, aconteceu a palestra “O futuro da tributação no Brasil: Impactos Imediatos da Reforma Tributária em 2025”, ministrada pelo Dr. Ricardo Anderle. O evento, promovido pelo Núcleo de Empresas Contábeis da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), reuniu profissionais contabilistas, da área jurídica e empresários no auditório do Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque.
Ao final da palestra, o público também participou de um painel com o diretor de Tributação de Brusque, Guilherme Ouriques; e com o coordenador do Núcleo de Empresários de Botuverá da ACIBr, Edson Rubem Muller reapresentando o Núcleo do Vale das Toalhas. O mediador foi André Ramos Kablunde, representando o Núcleo das Empresas Contábeis.
“O intuito do Núcleo ao promover esta palestra é de provocar o empresário a entender os impactos que ele vai ter no seu negócio a partir de 2026, com a Reforma Tributária. Então nossa preocupação como Núcleo é despertar no empresariado este interesse em saber as mudanças e se preparar da melhor forma possível”, comentou a coordenadora do Núcleo, Cristina Zuqui.
Ela afirma que o evento superou as expectativas. “Tivemos uma grande aceitação, o que nos alegrou muito foi a participação de profissionais da área jurídica, também da área contábil que não integram o Núcleo. Então essa participação nos motiva a realizar outros eventos que promovam este tipo de debate”.
Presente no evento, o presidente da ACIBr, Marlon Sassi, parabeniza o Núcleo pela realização da palestra e destaca a importância do tema para a classe empresarial.
“Primeiro deixo os parabéns para o Núcleo pelo evento e pela escolha do tema, pois lutamos muito por uma reforma tributária e precisamos acompanhar as mudanças. É gratificante ver o impacto que as ações dos Núcleos geram, temos casa cheia com mais de 200 participantes interessados em aprender e se preparar de acordo com as novas regras”.
A palestra
O Dr. Ricardo Anderle é especialista em Direito Tributário, Doutor pela PUC/SP, Mestre pela USP, Ex-Conselheiro da Receita Federal e Coordenador do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários de Santa Catarina (IBET/SC). Durante sua fala ele apresentou pontos importantes da Reforma Tributária que mais impactam o empresário, mostrando aspectos positivos e negativos.
“Hoje foquei nos desafios e nas oportunidades que se apresentam com a mudança do Sistema Tributário brasileiro. Além disso, tratamos dos principais aspectos da Reforma, quais os tributos que foram extintos e quais foram criados, e como eles funcionam. Também os regimes diferenciados e a criação do novo modelo de arrecadação, que vai impactar muito as empresas e seu fluxo de caixa”, afirmou.
Anderle ressalta que além da parte prática da reforma, ele também trouxe insights de como os empresários podem beneficiar seus negócios. “Finalizamos a noite falando das oportunidades que essas mudanças trazem, o que podemos fazer no momento para minimizar os impactos para os setores produtivos da região e como projetar dentro de cada área da empresa a repercussão das novas regras. Entendendo que com a Reforma vão surgir sim oportunidades e aquele empresário que estiver compreendendo isto vai colher resultados positivos”, finalizou.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação