Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

Paróquia São Luís Gonzaga encerra mês mariano com Coroação de Nossa Senhora

Momento devocional foi realizado na missa das 19 horas de domingo, 26 de maio

Fonte: Amabile Nazário / Ideia Comunicação

Publicidade

Sob a luz das velas, a beleza das flores e rodeada pelas crianças da Iniciação à Vida Cristã (IVC), a coroação de Nossa Senhora marca o encerramento do mês dedicado a Maria. A missa das 19 horas de domingo, 26 de maio, na igreja Matriz São Luís Gonzaga, foi um momento devocional e recordou que Maria é rainha do céu e da terra. 

O pároco, padre Diomar Romaniv, explicou que tradicionalmente a coroação acontece no dia 31 de maio, quando a Igreja recorda a visita de Maria à sua prima Isabel, mas a paróquia realizou no último domingo do mês para que mais fiéis pudessem participar do momento especial. 

“O mês de maio é dedicado a Nossa Senhora e muitas são as manifestações da devoção Mariana entre os nossos paroquianos e comunidades. Na festa do dia 31 de maio nos lembramos da visita de Maria a Isabel, é a data de encerramento deste mês, em que acontece a coroação. Este ano para facilitar a participação do povo, nós optamos por fazer a celebração no domingo, com a presença de mais pessoas e muitas famílias”, pontuou.

Padre Diomar ressaltou que o momento da coroação com a presença das crianças do IVC recorda que todos são filhos de Maria. 

“Tivemos a presença das crianças da catequese, que nos lembra do sentimento de filho que se volta à sua mãe. Nós queremos nos voltar a Nossa Senhora e manifestar nosso carinho e gratidão, pelas graças que Deus nos concede por intercessão de Maria. Também queremos coroá-la como rainha que sempre nos protege”, falou o pároco. 

Jardim de Nossa Senhora

Durante todo o mês de maio os paroquianos ajudaram a florir o Jardim de Nossa Senhora, localizado ao lado do presbitério. Padre Diomar lembrou que o gesto é uma maneira de expressar o amor dos fiéis à mãe de Deus. 

“Durante todo o mês, as famílias, a comunidade e as crianças da catequese floriram este jardim. Uma das maneiras de demonstrar carinho e que nós gostamos de alguém é dar uma flor. E assim nós fizemos, preparando esse espaço florido onde hoje coroamos Nossa Senhora”, finalizou. 

Celebração de Corpus Christi

Nesta semana, a Igreja realiza a solenidade de Corpus Christi. “É a festa da Eucaristia, celebramos na quinta-feira fazendo eco à celebração da Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu esse sacramento, o pão e o vinho consagrados que se tornam seu corpo e sangue”, explicou o pároco. 

Neste dia, além da missa, há os tradicionais tapetes de serragem preparados pelos fiéis, e a procissão. Segundo padre Diomar a paróquia começou os preparativos para a celebração há algum tempo.

“Nossa preparação começou no final de abril, quando todas as pastorais, movimentos e comunidades se reuniram para preparar as serragens. Todas em harmonia e com a mesma tonalidade de cores, um trabalho de comunhão e unidade que se transformam em tapetes a partir da criatividade de cada grupo”, pontuou.

A missa de Corpus Christi na matriz São Luís Gonzaga acontece às 9 horas, na quinta-feira, 30 de maio. A celebração será realizada nas escadarias da igreja, seguida de procissão até o Convento Sagrado Coração de Jesus.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.