O Centro de Educação Infantil Max Rodolfo Steffen desenvolve o projeto “Joguei fora! E agora?” com as turmas do Pré II. A iniciativa surgiu da necessidade de discutir com as crianças um tema essencial para o presente e o futuro: o destino dos resíduos produzidos diariamente.
Este projeto surgiu da observação de um problema comum no bairro onde o CEI está localizado: o descarte incorreto do lixo e a ausência de separação adequada dos resíduos, destaca a professora Ana Paula Fantoni. “Eu joguei no lixo. E agora? o que acontece com aquilo? Ele some? E para onde vai? E o que pode ser feito com isso? As crianças aprenderam que o lixo e os resíduos podem ser classificados em diferentes categorias”. Concluiu
As categorias ensinadas foram recicláveis, orgânicos, perigosos e rejeitos. A equipe do CEI realiza atualmente um levantamento para identificar qual tipo de resíduo é mais produzido e, com base nos resultados, elaborar estratégias para reduzir essa produção.
A partir das conversas com os alunos, surgiu espontaneamente a criação do grupo “Cuidadores da Natureza”. A ideia foi apresentada por Eloá Fagundes Tillmann, estudante do Pré II B, que destacou a importância de cada pessoa assumir o compromisso de cuidar do mundo em que vive.
Inspirada pela sugestão, a professora auxiliar Leila da Silva criou um perfil no Instagram para registrar momentos do projeto, compartilhar dicas e divulgar as ações realizadas. O objetivo é ampliar o alcance das práticas sustentáveis, envolvendo não apenas a comunidade escolar, mas também os moradores do bairro.
Entre as ações já implementadas, destaca-se a construção do Robótico, uma lixeira especial para pilhas e baterias, instalada na entrada da unidade. O equipamento permite que a comunidade escolar deposite esses materiais de maneira adequada. Para divulgar a iniciativa, as crianças confeccionaram cartazes e entregaram em estabelecimentos do bairro.
Outra atividade envolveu um passeio pelos arredores do CEI. Munidos de uma câmera digital, os alunos registraram imagens de resíduos descartados em locais impróprios. A experiência representou o primeiro contato das crianças com esse tipo de equipamento e possibilitou um olhar mais atento sobre a realidade do bairro. As fotografias farão parte de uma mostra no CEI.
Essas e outras ações têm sido motivo de orgulho para o corpo docente. “É emocionante perceber que, desde pequenos, nossos alunos já compreendem o valor de respeitar o planeta. Com isso, temos a certeza de que estamos no caminho certo”, comentou Carina Paza, diretora do CEI. “É como assistir à construção de um futuro mais consciente e de uma sociedade mais responsável. Estamos desenvolvendo cuidadores sensíveis ao mundo que nos cerca”, destacou.
O projeto conta ainda com uma série de propostas pedagógicas, entre elas, a Imersão “Sala Suja”, a roda de conversa “O que é lixo?”, a exploração do espaço escolar e dos arredores, a separação prática de resíduos, oficinas com materiais recicláveis, criação de conteúdo para o Instagram Cuidadores da Natureza, confecção de informativos, leitura de histórias e exibição de vídeos sobre o meio ambiente, visita de profissional da área ambiental ou da coleta seletiva (quando possível) e a Blitz do Bem, com distribuição de panfletos.
Com participação ativa, os estudantes têm demonstrado sensibilidade e interesse pelas questões ambientais. A expectativa é que levem para casa os aprendizados adquiridos e multipliquem a conscientização entre familiares e vizinhos.