O Jornal da Manhã desta segunda-feira (7/4) recebeu, ao vivo, o prefeito de Botuverá, Victor José Wietcowsky. Em destaque, as ações do executivo municipal e a polêmica envolvendo a convocação do Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Osni Vicentini, pela Câmara Municipal.
O que aconteceu?
O Poder Legislativo convocou o secretário para tratar sobre assuntos referentes a pasta. Porém, o poder executivo enviou o diretor da secretaria informando que suas atribuições são as mesmas e que tornava-se o representante legítimo para sanar eventuais dúvidas.
A decisão, no entanto, foi rejeitada pela Câmara, que negou-se a ouvi-lo.
Na visão da prefeitura, a ida do secretário teria objetivos meramente políticos. Para Victor José Wietcowsky, o diretor indicado teria totais condições de responder as indagações.
Além disso, Victor afirma que o Osni Vicentini, o secretário mais idoso da gestão municipal, envolveu-se em discussão com um dos vereadores durante festa de igreja. Desta forma, buscando evitar maior desgaste entre as partes, optou-se por sua ausência.
De outro lado, o presidente da Câmara Municipal, Odirlei Bissoni, questionou a decisão (confira aqui).
Investimentos
Prestes a completar 100 anos à frente do executivo botuveraense, Victor e Kaio seguem à espera por uma definição sobre o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que analisa a validade, ou não, da inscrição da chapa vencedora no pleito de outubro do ano passado.
Após pedido de vistas do ministro André Mendonça, o trâmite segue suspenso desde 21 de fevereiro. Agora, espera-se que sua retomada aconteça em plenário físico.
Ao mesmo tempo, a defesa da chapa vencedora mostra otimismo em relação a uma decisão favorável. Caso contrário, há possibilidade de se convocar novas eleições.
Barragem
A instalação da estrutura segue indefinida. Enquanto aguarda-se pela publicação de novo edital, o município mostra preocupação em relação às demandas relacionadas a construção.
Com a vinda de construtores e turistas, os serviços municipais poderão ser afetados, além da mobilidade na região.
Por isso, o prefeito solicitou apoio ao Governo do Estado para que analise medidas necessárias para atender a nova realidade.
De acordo com o prefeito, a solicitação foi bem recebida pelo executivo catarinense, o que deverá ser debatido futuramente.
Balanço
Durante a entrevista, Victor também analisou os 100 primeiros dias de sua administração com ênfase às ações voltadas à infra-estrutura, saúde e educação.
Ouça: