A prefeitura de Brusque, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, iniciou nesta sexta-feira (01) o serviço de atendimento da Casa Lar no município de Brusque. O serviço vinculado à política municipal de assistência social e de Direitos das Crianças e Adolescentes tem por objetivo o acolhimento excepcional e provisório de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, afastados de sua família de origem por medida protetiva.
Com a Casa Lar, o município vai poder ofertar o serviço de forma concentrada, melhorando o atendimento, já que anteriormente havia a contratação de serviço por meio de convênios e esse limitava-se a idades segmentadas dos atendidos, o que acarretava, em muitas vezes, na separação de irmãos.
A secretária de Desenvolvimento Social da prefeitura de Brusque, Fabiana Gascoin, destacou a importância do novo serviço que o município vai ofertar. “Com uma única unidade, a cidade acolherá tanto crianças quanto adolescentes, além de ser um avanço, é reconhecer e assegurar o direito das crianças e adolescentes do nosso município”.
A ação
A ação é aplicada pelo Juiz da Infância e Juventude de Brusque, quando verificadas situações de direitos violados. A intervenção faz parte do chamado dos órgãos de proteção, entre eles o Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público e Programas de Assistência do Governo.