Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

Prefeitura realiza capacitação em LGPD para todos os servidores municipais

Curso visa levar conhecimento aos servidores sobre os principais pontos abordados pela Lei

Fonte: Ilustrativa

Publicidade

Como boas práticas adotadas no município, em atendimento a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nº 13.709/2018, a Prefeitura de Brusque irá capacitar todos os servidores do município com um curso online a ser lançado no dia 11 de julho, juntamente com uma campanha de dicas práticas para os servidores sobre a LGPD.

O curso será realizado por meio da plataforma Moodle, aproveitando os recursos da Secretaria de Educação, e, por ter sido desenvolvido internamente, não gerou custos adicionais para o município. Em conjunto com o curso, foi criado um canal no YouTube pelo Comitê de Proteção de Dados para disponibilizar os vídeos das aulas, https://www.youtube.com/@ComitedeProtecaodeDados.

O conteúdo da formação abordará desde o histórico do surgimento da LGPD e sua influência, atores e fiscais da LGPD, dados sensíveis e direitos dos titulares de dados, bem como a estrutura municipal para atender o processo de adequação à LGPD.

O curso tem o intuito de criar uma cultura de proteção de dados pessoais. “A conscientização dos servidores é o passo mais importante no processo de adequação à LGDP, visto que são os servidores que colocam em prática toda política municipal de proteção de dados”, disse a encarregada de dados do município, Délia de Souza.

A plataforma a ser utilizada pelos servidores é um dos pontos fortes do curso, visto os vários benefícios que ela oferece. “O desenvolvimento do curso através da plataforma Moodle permite que os servidores tenham em um único espaço todo o conteúdo elaborado. Além disso, a plataforma possibilita a participação do curso de forma assíncrona, permitindo que os servidores escolham o melhor horário para estudar”, disse Daniel Cavilha, programador do Moodle, da Secretaria de Educação.

Conhecer a lei é de suma importância para que o servidor desempenhe bem suas funções. Esta é a posição do Presidente do Comitê de Proteção de Dados, Rafael Pires Rubim. “Sendo o princípio da legalidade peça base da Administração Pública, o conhecimento da lei é fundamental para o trabalho do servidor”, disse.

“Porém, é desafiador um curso voltado para todos servidores, uma vez que a linguagem que se precisa usar para atingir a todos deve ser a mais compreensível possível. Com isso em mente é que este curso foi elaborado, com vários professores, abordando o tema todo, com diferentes linguagens de maneira a informar o maior número de pessoas. Para nós do Comitê de Proteção de Dados com Auxílio da encarregada de dados, apenas disponibilizar o curso não seria suficiente, é preciso que o servidor entenda os desafios que estão por vir e seu papel na adequação do Município a LGPD”, concluiu Rafael.

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.