Começa nesta segunda-feira (23), a 18ª edição do Primavera dos Museus, evento que reúne museus de todo o Brasil e busca ampliar o acesso à cultura no país. A semana, dedicada à valorização de museus e da cultura, reúne exposições, palestras, visitas guiadas e oficinas. Em Brusque, o Instituto Aldo Krieger e o Museu Casa de Brusque integram a programação com apoio da Fundação Cultural de Brusque.
O tema deste ano é “Museus, Acessibilidade e Inclusão”. No Museu Casa de Brusque é possível conhecer a História das enchentes de Brusque contada por acadêmicos da Unifebe e comunidade. A ação é gratuita, inicia nesta segunda-feira (23) e segue até a próxima segunda, dia 30 de setembro, das 9h às 16h.
O tema enchentes faz parte da história do Vale do Itajaí-Mirim, por isso, trazê-lo à tona, é aprender com os erros do passado para enfrentar os desafios climáticos da atualidade. Durante toda a semana as reportagens e fotografias, por meio da áudio descrição, estarão disponíveis para que as pessoas possam através das palavras de terceiros, conhecerem estes recortes históricos. As turmas participarão das atividades para vivenciarem o dia a dia de um deficiente visual.
Já no Instituto Aldo Krieger a programação vai até domingo (29), com exposições, oficinas e palestras. De segunda a domingo (23 a 29), das 14h às 17h, é possível fazer visitação guiada ao museu.
Na terça-feira (24), às 13h30, é a vez da palestra “Aldo Krieger, Vida e Obra”, com Dinorar Krieger Gonçalves, em parceria com a professora de música Cintia Torresani Pagel. Na quarta-feira (25) a programação conta com oficina Desenhando no Museu, às 14h30, com Andréia Dirschnabel, o Duo Os Bachianos Matheus Teixeira e Paraguaçu Marinho da Fundação Cultural de Brusque.
De segunda a sexta-feira (23 a 27), das 14h às 17h, é possível prestigiar a exposição da obra AMAR de Daiane Rodrigues, artista plástica e curadora de arte. E na quinta-feira (26), às 15 horas, tem bate-papo sobre a obra AMAR com a própria artista.
Fonte: Secom/Brusque