O Programa Novos Caminhos forma nesta quinta-feira (4), às 15h, no auditório do SENAI de Brusque, jovens que vivem em serviços de acolhimento do Vale do Itajaí Mirim. Para o grupo de 10 jovens que receberá certificados de cursos profissionalizantes, a formação representa uma oportunidade concreta de autonomia, já que, ao completar 18 anos, precisam deixar os lares provisórios.
Todos os formandos fazem parte do programa criado em 2013 pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Associação Catarinense de Magistrados (AMC). Na cerimônia também serão entregues certificados de Empresa Amiga às organizações que apoiam os serviços de acolhimento com ações ou doações, e de Empresa Cidadã às que oferecem oportunidades de trabalho aos jovens do programa.
Pessoas que contribuem de forma voluntária, oferecendo oficinas e atividades de capacitação, também serão homenageadas. “É o momento de enaltecer a conquista dos jovens e agradecer os parceiros que ajudaram nesse caminho. É importante que a sociedade e o mercado de trabalho recebam estes novos profissionais, que participam da formatura cheios de sonhos e vontade de iniciar novas histórias”, comenta Isolete Aparecida Furlan, Interlocutora de Responsabilidade Social da FIESC no Vale do Itajaí Mirim.
SOBRE
O Programa Novos Caminhos leva saúde, educação e formação profissional a crianças, adolescentes e jovens em situação de acolhimento em Santa Catarina. Os participantes foram encaminhados aos lares provisórios pela Justiça por medida de proteção, após enfrentarem situações como violência doméstica, morte dos pais ou abandono.
NÚMEROS
O programa já atendeu 9,2 mil crianças, adolescentes e jovens desde sua criação. Foram realizadas 16,5 mil matrículas em educação básica e cursos profissionais, e 2 mil encaminhamentos ao mercado de trabalho, incluindo empregos formais, estágios e programas de aprendizagem industrial.
Fonte: Assessoria de Imprensa














