A data de 4 de abril no calendário oficial de Brusque vai celebrar o Dia Municipal do Protetor Animal e o Dia Municipal dos Animais de Rua. A iniciativa é do Projeto de Lei Ordinária nº 119/2025, do vereador Cacá Tavares (Podemos), e foi aprovada por unanimidade na Câmara na sessão ordinária desta segunda-feira, 21 de outubro.
No bloco de discussão, Cacá destacou que o objetivo da iniciativa é reconhecer o trabalho de voluntários e entidades que atuam na causa animal e estimular a conscientização sobre o abandono e os maus-tratos: “É muito mais para homenagear e conscientizar as pessoas sobre esse problema sério, que enfrentamos em Brusque e em todo o Brasil, que é o abandono dos animais”, disse. O parlamentar enfatizou a importância da educação no processo de mudança de comportamento: “O adulto que tem o hábito de abandonar dificilmente muda, a não ser que seja punido. Mas as crianças e os jovens podem ser transformados pela conscientização”, ponderou
Parceria entre poder público e comunidade
O projeto sensibilizou outros vereadores a se manifestarem em plenário. Paulinho Sestrem (PL) reforçou a relevância do trabalho voluntário: “A Prefeitura não consegue fazer tudo sozinha, mas a união com os protetores e a sociedade pode trazer avanços reais”, afirmou. Ele elogiou o trabalho do Departamento de Bem-Estar Animal, órgão ligado à Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), e mencionou as reuniões realizadas mensalmente no plenário da Câmara, do grupo que reúne vereadores, ONGs, protetores independentes e outros órgãos para discutir e planejar ações relacionadas ao tema.
Jean Pirola (PP) elogiou o engajamento de Cacá para a causa e ressaltou a importância de transformar a data em ações efetivas: “É um compromisso do Executivo e do Bem-Estar Animal de promover campanhas nas escolas e na comunidade”. Antônio Roberto (PRD) reforçou o caráter educativo da proposta. “Precisamos fazer campanhas nas escolas para que crianças e adolescentes aprendam a respeitar os animais”, sugeriu.
Questão de saúde pública
O vereador Pedro Correa (PL), que também é médico veterinário, ressaltou a dimensão de saúde pública do tema. “Grande parte das doenças infecciosas humanas são zoonoses [transmitidas de animais para humanos]. Quando cuidamos dos animais, também cuidamos das pessoas”, refletiu. Pedro ainda levantou os benefícios para a sociedade a partir do cuidado com os animais, citando como exemplo a presença deles no desenvolvimento das crianças: “Criança que tem o contato com os animais desenvolve mais afetividade, mais responsabilidade, se desenvolve melhor”, levantou.
Por fim, o vereador Valdir Hinselmann (PL) levantou a necessidade de punições mais rígidas para maus tratos com animais de grande porte, citando casos frequentes envolvendo cavalos no bairro Dom Joaquim. “Temos que trabalhar também para punir essas pessoas que querem ter um animal e largam de qualquer jeito, maltratado, abandonado na via”, disse.
Assista à discussão e votação da proposta aqui: https://youtu.be/J-DLXeHeL30
Texto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque
















