Por volta das 15 horas desta sexta-feira (20/9), o Corpo de Bombeiros, por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e do SAMU Aeromédico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), prestou apoio aos Bombeiros Voluntários de Ascurra (SC) no atendimento à vítima de acidente de trânsito na BR-470, em Apiúna (SC), no qual o veículo caiu no rio Itajaí-Açú.
O ACIDENTE
A equipe do Arcanjo-03 foi acionada às 15h04 pela Central de Regulação do SAMU de Blumenau para atender uma mulher de 57 anos que estava em parada cardiorrespiratória. Segundo os Bombeiros de Ascurra, ao chegarem ao local, encontraram o marido da vítima dentro do rio, ambos sobre um tronco, com a esposa inconsciente. Os bombeiros entraram no rio para resgatar o casal e iniciaram as manobras de reanimação.
O ATENDIMENTO
Com a chegada da ambulância dos Bombeiros Voluntários, a paciente foi colocada em um compressor torácico automático. A equipe do Arcanjo-03 assumiu o atendimento dentro da ambulância, realizando avaliação médica e administrando medicamentos, como adrenalina.
A paciente foi intubada e, após alguns minutos, a parada cardiorrespiratória foi revertida. Estabilizada, a vítima foi colocada em um respirador mecânico da aeronave para manter a oxigenação e, após regulação, encaminhada ao Hospital Santa Isabel, em Blumenau.
O local foi deixado sob os cuidados dos Bombeiros Voluntários de Ascurra e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Fonte: Corpo de Bombeiros