Publicidade

Reunião discute ampliação da gastronomia na 38ª Fenarreco

Ideia é criar um espaço voltado para itens típicos e regionais

Fonte: Secom/Brusque

Publicidade

Na manhã de quarta-feira (22), representantes da Prefeitura de Brusque, da Associação Comercial e Industrial de Brusque (ACIBr), e do Núcleo de Gastronomia e Panificação da entidade estiveram reunidos para tratar da ampliação da oferta de produtos gastronômicos típicos durante a 38ª edição da Fenarreco.

O objetivo principal foi definir os primeiros passos para a criação de uma área dedicada à gastronomia e panificação na Fenarreco, destacando produtos típicos e regionais. A iniciativa responde a uma demanda apontada por turistas de fora de Brusque e Santa Catarina, que buscam experiências autênticas e sabores locais nas festas de outubro do estado.

Além do tradicional buffet da Fenarreco, reconhecido como um dos melhores das festas de outubro, a ideia é criar um espaço complementar, voltado para panificação, confeitaria e outros itens típicos regionais. A iniciativa busca diversificar as atrações gastronômicas e proporcionar uma experiência ainda mais rica aos visitantes na Festa Nacional do Marreco.

“Este é um passo importante para a formalização desta parceria, que viria ao encontro dos anseios de toda a nossa comunidade, permitindo que a gastronomia local seja efetivamente representada pela comida daqui e pelas empresas daqui, o que além de engrandecer a qualidade da nossa Fenarreco, ainda proporciona um ganho para a economia local. Estamos confiantes que em breve, os detalhes burocráticos serão acertados e poderemos anunciar para a sociedade mais este importante avanço”, destaca o procurador-geral do município, Rafael Maia.

A proposta, que já havia sido discutida em reuniões anteriores, ganhou impulso após os resultados de uma pesquisa realizada com os frequentadores da última edição da Fenarreco, que apontaram o interesse por opções gastronômicas regionais. “Um dos focos da Fenarreco, além da música, da cultura, da cerveja, vai ter esse lado também gastronômico para que a gente possa, através da gastronomia, da confeitaria e panificação, ter um atrativo maior ainda para a Fenarreco”, enfatiza o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Valdir Walendowsky.

O presidente da ACIBr, Marlon Sassi, destaca a importância de valorizar a cultura local dentro da principal festa da cidade, garantindo espaço para as empresas e pratos tradicionais de Brusque.

“Queremos fortalecer a identidade gastronômica da Fenarreco, destacando os sabores característicos da nossa região. A Fenarreco é uma festa de gastronomia, por isso, temos que mostrar para os turistas que vêm em busca das comidas típicas, o que é nosso”, afirma.
Marlon ressaltou que a reunião foi bastante produtiva e que a ACIBr, junto com os Núcleos de Gastronomia e de Panificadoras e Confeitarias da entidade, deve auxiliar a prefeitura a aprimorar a oferta gastronômica da Fenarreco. “Vamos estimular a participação das empresas locais e criar condições para que elas estejam presentes na Fenarreco. A partir dessa reunião, buscamos unir esforços com a prefeitura e os empreendedores da região para oferecer ao público uma experiência gastronômica que celebre a nossa cultura e tradição”, conclui.

Além do presidente da ACIBr, participaram da reunião o diretor executivo da entidade, Cândido Godoy; a consultora de Núcleos, Cristiani Hochsprung Rodrigues; a coordenadora do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias, Emily Dognini; a coordenadora do Núcleo de Gastronomia, Indjanara Costa Hochsprung, e o vice-coordenador, André Cipriani Gomes, e o diretor-geral da Fundação Cultural, Igor Balbinot.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.