Publicidade

Samae participa de workshop sobre Sistemas Alternativos para Universalização do Saneamento

Momento foi promovido pela AMVE e pela AGIR

Fonte: Fotos: José Carlos Paulini / Samae

Publicidade

O Samae marcou presença no Workshop sobre Sistemas Alternativos para Universalização do Saneamento Básico, promovido pela Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE) e pela Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR). O encontro ocorreu na quarta-feira (1º), na sede da AMVE, em Blumenau, reunindo representantes de diversos municípios da região.

O Samae esteve representado pelo diretor-geral de Operações, Ruan Reis, e pela engenheira ambientalista Thaynara de Moura, que acompanharam a programação técnica do evento. O objetivo do workshop foi discutir soluções para áreas não atendidas por rede coletora, abordando temas como a implantação, operação, fiscalização e manutenção dos sistemas individuais de esgotamento sanitário, além de alternativas para o abastecimento de água.

A programação contou com palestras, debates e troca de experiências entre os participantes. Entre os temas apresentados, estiveram “O que é saneamento adequado? Conceitos, caminhos, e perspectivas da engenharia”, com Pablo Heleno Sezerino, e “Normas de referência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e os desafios regulatórios”, ministrado por Rodrigo Taufic. Representantes da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (CASAN) e do município de Cunhataí também compartilharam suas práticas e projetos.

De acordo com o diretor de operações do Samae, Ruan Reis, a capacitação foi uma oportunidade de aprofundar conhecimentos técnicos e avaliar alternativas viáveis para Brusque. “Esse encontro foi muito importante pois nos permitiu conhecer a execução de métodos alternativos de esgotamento sanitário que já estão sendo aplicados em outros municípios, com êxito. Trouxemos as informações para nosso corpo técnico para que analisem se atende nossas necessidades para então incluir essas operações em nosso projeto”, destacou.

Ao final do encontro, uma roda de conversa entre os participantes possibilitou o esclarecimento de dúvidas e o debate sobre os principais desafios da área.

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.