Publicidade

Santa Catarina confirma dois casos da variante XEC da Covid-19

Publicidade

Santa Catarina registrou dois casos confirmados da variante XEC da Covid-19. As pacientes, duas mulheres de 85 e 34 anos, ambas com comorbidades, apresentaram sintomas como febre, tosse e coriza no mês de setembro. A confirmação foi divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) e pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-SC).

A variante XEC

A variante XEC, inicialmente identificada na Alemanha em maio de 2024, está sob monitoramento pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS usa essa classificação para acompanhar variantes que podem ter impacto significativo na saúde pública. A XEC, embora monitorada, ainda não foi classificada como mais perigosa em comparação com outras variantes.

Vacinação: a principal medida de prevenção

A vacinação continua sendo a melhor defesa contra a Covid-19. Em Jaraguá do Sul, as Unidades Básicas de Saúde oferecem testes rápidos para quem apresenta sintomas respiratórios. Atualmente, a vacina SpikeVax, da Moderna, atualizada para a subvariante Ômicron XBB 1.5, é recomendada para crianças de seis meses a quatro anos e grupos prioritários. A vacinação contra a Covid-19 deve ser feita anualmente, especialmente em idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.

Outras formas de prevenção

Além da vacinação, medidas de higiene e cuidados respiratórios são essenciais para evitar a disseminação da Covid-19:

  • Higienização regular das mãos com água e sabão ou álcool em gel;
  • Uso de máscara por pessoas sintomáticas;
  • Evitar aglomerações e manter ambientes bem ventilados;
  • Higiene respiratória adequada, como cobrir o rosto ao tossir ou espirrar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.