Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

SENAI de Brusque promoveu Semana da Indústria

Eventos discutiram futuro da Indústria Têxtil entre convidados e alunos

Fonte: Divulgação

Publicidade

O SENAI da regional do Vale do Itajaí Mirim promoveu a Semana da Indústria com sucesso entre alunos e participantes. O evento contou com duas palestras trazendo temas importantes dentro do contexto atual da indústria e mercado de trabalho: “Economia Circular para a Indústria Têxtil: Otimize Recursos e Melhore Resultados” e “Saúde Mental nas Empresas: desafios e oportunidades”. O evento, promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), através do SESI, SENAI e IEL. 

Durante a abertura do evento a coordenadora de educação profissional do SENAI, Fabiane Fantoni Winter, comentou sobre a importância de aproximar alunos e profissionais trazendo um olhar do mercado para dentro das instituições de ensino. “Nossa metodologia é sempre voltada para o aprendizado prático, por isso eventos como esse são tão importantes na formação dos alunos”, comenta ela. 

Já para Rafael Schweizer, gerente de operações do SESI SENAI, a Semana da Indústria é uma oportunidade de refletir sobre como o setor – principalmente a indústria têxtil, uma referência na região – tem se desenvolvido ao longo dos anos e para onde está caminhando, “principalmente no que se refere à sustentabilidade e investimentos em tecnologia”, completa ele. 

Este foi o principal debate neste dia de evento. Os palestrantes Sergio Gamba, técnico têxtil e especialista de Ensino SENAI, Camila Cardoso Milioli, engenheira química e pesquisadora em nanotecnologia, química verde e otimização de processos pelo Instituto Ambiental e Jairo Dias, administrador e coordenador do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Vestuário e Design conversaram sobre o mercado brasileiro e catarinense dentro do segmento. 

Conforme dados apresentados durante a noite, o Brasil emprega diretamente mais de um milhão de pessoas na indústria têxtil. Enquanto isso, Santa Catarina é o segundo maior produtor têxtil do país, ficando atrás apenas de São Paulo – empregando mais de 117 mil colaboradores em mais de 10 mil empresas do setor. 

Ou seja, uma indústria forte e consolidada, mas que necessita atuar mais em recursos de sustentabilidade, conforme os debates. “É preciso falar mais sobre economia circular e melhores destinos para os resíduos de confecção e também reuso. É necessário olhar para o processo como um todo e entender que as fontes geradoras de resíduos podem e devem sempre se aprimorar nesse sentido”, comentou Camila. 

Já para Jairo, a solução já existe e vem sendo trabalhada em países do exterior. O Brasil também caminha no sentido da sustentabilidade, mas “é preciso que empresas se unam e busquem soluções em conjunto, com a ajuda da tecnologia”, completa. 

Saúde mental nas empresas e impacto no mundo do trabalho

A palestra sobre “Saúde Mental nas Empresas: desafios e oportunidades” encerrou a Semana da Indústria em Brusque, abordando o tema da saúde mental de forma abrangente, seu contexto atual e os impactos no mundo do trabalho. Rubia Pein compartilhou suas experiências e conhecimentos, traçando um panorama dos principais desafios que as empresas enfrentam em relação à saúde mental de seus colaboradores. 

Foram apresentadas as diversas oportunidades e possibilidades que as empresas possuem para superar esses desafios, com ênfase na construção de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Rubia Pein ofereceu sugestões práticas para estruturar ações de saúde mental nas empresas, respeitando as particularidades de cada organização.

Ao final do evento, os participantes receberam um presente especial: uma sessão de consultoria com o SESI para discutir e traçar o melhor caminho a ser trilhado em relação à saúde mental em suas respectivas empresas. 

O workshop “Saúde Mental nas Empresas: desafios e oportunidades” reforça o compromisso da FIESC com o bem-estar dos colaboradores das empresas catarinenses. Através de ações como essa, a entidade busca contribuir para a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos, impactando positivamente a vida dos trabalhadores e o sucesso das empresas.

Fonte: Assessoria de Imprensa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.