Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

Trabalhos de recuperação da margem direita da Beira Rio seguem avançando

Diversas frentes de serviços estão sendo realizadas em toda a extensão do canal extravasor

Fonte: Divulgação

Publicidade

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Obras, está avançando significativamente nos trabalhos de recuperação da margem direita da Beira Rio, que foi severamente afetada pelas cheias do final de 2023 e também de maio de 2024. Essa iniciativa está sendo viabilizada graças ao aporte financeiro de R$ 2.496.000,00 concedido pelo Governo do Estado através do Programa Recupera SC.

Esses recursos estão sendo direcionados estrategicamente para a aquisição de 27.423 toneladas de pedras brutas detonadas, que serão utilizadas na construção de enrocamentos para reforçar e proteger a margem. Além disso, o valor contempla o custeio de 4.750 horas de maquinários para a execução das obras.

Para otimizar a utilização dos recursos disponíveis, os serviços de recuperação da margem direita da Beira Rio foram calculadamente divididos em trechos distintos, sendo priorizados inicialmente os segmentos mais críticos. Cada etapa vem sendo adaptada às necessidades específicas da intervenção ao longo da margem, proporcionando maior controle e garantindo a qualidade na execução das obras, de acordo com a urgência e a demanda de cada área afetada.

O trecho 1, que se estende da Galeria das Azambujas, ao lado da Área 41, até próximo aos Correios, localizado no bairro Centro I, foi concluído com sucesso. Atualmente, o trecho 6, que vai da rua Selma Carminatti Kohler, nas proximidades do Fort Atacadista, até a ponte Mário Olinger, conhecida como ponte dos Bombeiros, está em fase de execução. Até o momento já foram utilizadas 5.395 toneladas de pedra bruta detonada.

Após os períodos de cheias, a Secretaria de Obras agiu rápido ao liberar as duas margens da Beira Rio para o tráfego de veículos. Porém, ainda restam alguns trechos danificados nas calçadas, que serão reconstruídos com recursos próprios da Prefeitura tão logo sejam concluídos estes trabalhos de infraestrutura.

A recuperação das áreas afetadas na Beira Rio são consideradas prioridade para a Secretaria de Obras, porém o foco também se estende na prevenção de novas cheias, garantindo mais segurança aos brusquenses. “Agradecemos ao Governo do Estado pelo apoio e à população pela paciência e compreensão durante este período de obras. Continuaremos trabalhando com dedicação para garantir a recuperação total da Beira Rio, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento e bem-estar da nossa cidade”, afirmou o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho.

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.