O Santuário Nossa Senhora de Azambuja, em Brusque, passará por uma mudança importante no comando pastoral. O atual pároco e reitor, padre José Henrique Gazaniga, será transferido em 2026 para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Real, em Balneário Camboriú.
A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 5, pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck.
Nova missão em Balneário Camboriú
Padre José Henrique é natural de Camboriú e atua como sacerdote desde 1998, após ter sido ordenado diácono em dezembro de 1997 e presbítero em março do ano seguinte. Em Azambuja, é reconhecido por sua dedicação pastoral e pelo vínculo com a comunidade local.
A mudança para Balneário Camboriú marca uma nova etapa em sua caminhada na Arquidiocese de Florianópolis.

Foto: Arquidiocese de Florianópolis/Divulgação
Chegada do novo pároco
Em contrapartida, o Santuário de Azambuja receberá um novo reitor. Trata-se do padre José Gabriel Oliveira Guarnieri, atualmente vigário na Paróquia São João Evangelista, em Biguaçu.
Padre José Gabriel foi ordenado em novembro de 2024, na Igreja Matriz da Paróquia São Judas Tadeu, em Brusque. Ele assumirá a paróquia no próximo ano, com expectativa de dar continuidade ao trabalho pastoral e aproximar ainda mais a comunidade da fé.
Ligação com Brusque
Embora seja natural de Joinville, padre José Gabriel tem fortes vínculos com Brusque. Seu pai nasceu na cidade e, desde os 7 anos de idade, ele passou a viver no município. Participou ativamente da vida paroquial local, integrando a pastoral dos coroinhas, grupos de jovens e também atuando como catequista.
Com apenas 26 anos, o novo pároco traz uma trajetória marcada por envolvimento comunitário e espiritualidade próxima do povo.

Foto: Ricardo Henrique Fotografia
















