Publicidade

UPA do bairro Santa Terezinha será chamada “Unidade de Pronto Atendimento Dr. Germano Hoffmann”

Médico falecido em 2022 foi presidente da Câmara Municipal na década de 1960; projeto que indicou seu nome para o órgão de saúde é de Jean Dalmolin

Fonte: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque

Publicidade

Germano Hoffman (1926 – 2022), ginecologista e obstetra que se notabilizou por sua atuação em prol da sociedade brusquense, terá seu nome imortalizado na UPA do bairro Santa Terezinha. O prédio, localizado na Rua Vendelino Maffezzolli, passará a se chamar “Unidade de Pronto Atendimento Dr. Germano Hoffmann”. A proposta é objeto do Projeto de Lei Ordinária nº 82/2024, aprovado em dois turnos pelos vereadores de Brusque, nos dias 22 e 29 deste mês, por unanimidade dos presentes.

Na justificativa do PL, o autor do texto, vereador Jean Dalmolin (Republicanos), registrou que a denominação da UPA em homenagem ao Dr. Germano “é um reconhecimento à sua imensa contribuição à saúde e ao bem-estar de nossa comunidade, bem como ao seu legado de dedicação e serviço ao município de Brusque”.

Dentre as inúmeras atividades nas quais o falecido médico se engajou, está a política. Ele foi vereador na 5ª Legislatura (1963-1966) após o Estado Novo (1937-1945), oportunidade em que presidiu a Câmara de 1º de fevereiro de 1963 a 31 de janeiro de1964. Por esta passagem, foi agraciado em vida com a Comenda do Mérito Legislativo, em 2018, na solenidade comemorativa aos 135 anos de instalação do Poder Legislativo em Brusque.

Biografia
Informações editadas conforme a justificativa do PL nº 82/2024.

Filho de Moritz Germano Hoffmann e Ida Willrich Hoffmann, Germano Hoffmann nasceu em Brusque, no dia 1º de agosto de 1926. Formou-se médico em 1954 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná e, nos anos de 1955 e 1956, realizou residência nos hospitais da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Em janeiro de 1957, estabeleceu consultório em Brusque, onde atuou no Sindicato dos Trabalhadores na Fiação e Tecelagem e no Sindicato dos Mestres e Contramestres, tornando-se membro da Associação Catarinense de Medicina, assim como do corpo clínico dos hospitais Azambuja e Dom Joaquim, além de diretor clínico do Hospital Evangélico e Maternidade Cônsul Carlos Renaux.

No município, Dr. Germano foi médico do Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (SAMDU), na companhia dos médicos Dr. Francisco (Dr. Chico) e Dr. João Antônio Schaefer (Dr. Nica). Com a extinção do SAMDU, passou a atuar no INAMPS, sendo nomeado chefe do serviço de assistência médica.

Em novembro de 1971, recebeu o título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e, junto ao Dr. Nica e o Dr. Antônio Valdemar Moser, completou o Curso de Medicina do Trabalho.

Ele também serviu a comunidade como vereador e presidente da Câmara Municipal, presidente da Comunidade Centro e da Paróquia Evangélica Luterana de Brusque, membro fundador da Sociedade Brusquense de Medicina e do Grupo Amigo de Canto Alemão, além de ter integrado diversas outras associações e clubes, como o Centro de Tradições Gaúchas Laço do Bom Vaqueiro, o Grupo de Casais Jardim Maluche e o Lions Clube Brusque Centro, do qual era companheiro Leão desde 1957.

Casado com Lya Vianna Hoffmann, com quem teve sete filhos, dezoito netos e sete bisnetos, faleceu no dia 3 de junho de 2022, aos 95 anos. À época, era o médico com o registro profissional há mais tempo ativo em Brusque.

Relembre:
Dr. Germano é agraciado com a Comenda do Mérito Legislativo: https://youtu.be/VlJeC_A2tVs?si=eTWWtYRaJzPoEaEm

Texto: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.