Na manhã desta sexta-feira (12), foi iniciada a instalação de um nova estação hidrológica na região da Ponte Santos Dumont, no bairro Santa Terezinha, em Brusque. O equipamento permitirá o monitoramento do nível do rio Itajaí-Mirim, auxiliando no acompanhamento de enchentes e na coleta de dados para pesquisas ambientais.
A iniciativa integra o projeto de monitoramento da qualidade do rio, desenvolvido pela UNIFEBE e patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). O projeto, aprovado em edital de 2023, também prevê a implantação do LabRio, um laboratório multiusuário de análises de águas.
De acordo com a professora e pesquisadora Vivian Siffert Wildner, coordenadora do curso de Engenharia Civil da UNIFEBE, a escolha do local atende a uma lacuna de monitoramento na cidade.
“Hoje está sendo instalada a estação hidrológica para medir o nível do rio, junto com as réguas fixadas no pilar da ponte. Esse ponto ainda não contava com monitoramento, apenas a Ponte do Trabalhador possui uma estação. Agora, em parceria com a Defesa Civil, conseguimos ampliar esse acompanhamento”, explicou.
A expectativa é que o novo equipamento forneça informações estratégicas para a gestão de riscos e desastres, além de contribuir para estudos científicos sobre a qualidade e o comportamento do rio Itajaimirim.
Vídeo:















