Um tornado atingiu São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, neste sábado (10), provocando destelhamentos de casas, quedas de muros e postes e assustando moradores. Até o momento, não há registro de feridos.
Confirmação do fenômeno veio às 19h35
A confirmação de que se tratava de um tornado foi feita pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), às 19h35. Segundo o órgão, o ccatingiu diretamente o bairro Guatupê.
Agora, técnicos devem visitar as áreas afetadas para classificar a intensidade do tornado. A análise levará em conta dados de radares meteorológicos, relatos da Defesa Civil e evidências coletadas no local.
Moradores registraram o momento do tornado
Vídeos feitos por moradores mostram a formação de uma nuvem em formato de funil, além de telhas e objetos sendo arremessados pelo vento. Em uma das gravações, uma moradora comenta: “Meu Deus! Olha isso. Jesus amado!”
Segundo os relatos, o tornado provocou a queda de árvores, muros e postes, além de arrancar telhados de residências e comércios.
Mais de 200 residências afetadas
A Prefeitura de São José dos Pinhais informou que já cadastrou mais de 200 casas danificadas e está realizando atendimento emergencial às famílias afetadas.
Os bairros mais atingidos foram Guatupê e Borda do Campo. A Administração Regional do Guatupê, localizada na Praça da Juventude, está sendo usada como ponto de apoio para distribuição de lonas.
Rajadas de vento atingiram 68 km/h em Curitiba
Na capital Curitiba, a estação meteorológica do bairro Portão registrou rajadas de até 68 km/h. A prefeitura recebeu 57 chamados por quedas de árvores e já distribuiu sete lonas para moradores.
















