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Workshop da Câmara Têxtil da FIESC aponta caminhos para internacionalização

O tema foi debatido na quinta-feira (12), em Itajaí

Fonte: Divulgação

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Reconhecimento de marca, diversificação do mercado e uma sólida credibilidade se consolidam como pilares essenciais para o sucesso das empresas têxteis catarinenses que desejam se destacar no mercado global. O tema foi debatido na quinta-feira (12) em Itajaí, durante o workshop Internacionalização da Indústria Têxtil Catarinense, realizado pelas Câmaras de Desenvolvimento da Indústria Têxtil, Confecção, Couro e Calçados e de Comércio Exterior da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). A realização do evento contou com parceria do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC).

A presidente da Câmara de Comércio Exterior, Maria Teresa Bustamante (Maitê), enfatizou a importância da construção de uma marca forte e de uma reputação confiável para as empresas têxteis que desejam ingressar no mercado internacional. Além disso, é indispensável aprofundar o conhecimento sobre o mercado externo, aprimorar a gestão de riscos e adaptar os produtos às demandas globais.

Sustentabilidade

A sustentabilidade foi apontada por Maitê como mais um fator crucial para o sucesso no cenário internacional, exigindo das empresas um compromisso genuíno com práticas ambientalmente corretas e socialmente responsáveis. Além disso, ela destacou a crescente demanda por produtos sustentáveis à base de fibras naturais e recicladas, a valorização da experiência do consumidor e a proliferação de canais de distribuição.

Consciência global

“Internacionalizar é ter uma consciência global de como os mercados, a sociedade e os negócios se comportam, buscando diferenciais competitivos para marcas, pessoas e colaboradores”, afirmou Giuliano Donini, presidente da Câmara Têxtil. Por isso, ressaltou, a reunião teve o objetivo de conscientizar as empresas sobre a importância de uma visão sistêmica da internacionalização, que vai além da simples exportação.

Para Donini, a qualidade dos produtos catarinenses, por si só, não garante o sucesso no mercado internacional. Segundo ele, é preciso entender e oferecer a qualidade que o consumidor busca em cada mercado. Além disso, o empresário recomenda às empresas interessadas em alcançar o mercado externo que invistam em qualidade de serviço, construção da imagem, narrativa, consistência e veracidade das histórias e promessas de valor.

O workshop também abordou a importância da diversificação de mercados como forma de reduzir riscos e aumentar a competitividade das empresas. A busca por nichos e a oferta de produtos com alto valor agregado foram apontadas como estratégias essenciais para o sucesso na internacionalização.

Desafios e oportunidades

A empresária Rita Cassia Conti, de Brusque, compartilhou sua experiência com a internacionalização de produtos, tanto na importação quanto na exportação. Ela destacou os desafios e as oportunidades que enfrentou ao longo do processo e as lições aprendidas, que podem ser úteis para outras empresas.

Trajeto da Moda

O workshop também apresentou o Projeto Mineiro Trajeto da Moda, uma iniciativa que oferece capacitação profissional e apoio social para mulheres em situação de vulnerabilidade social. O projeto tem o propósito de inserir essas mulheres no mercado de trabalho da moda, proporcionando-lhes autonomia e dignidade.

Idealizado em 2020, o Trajeto da Moda iniciou os trabalhos em 2021, em Belo Horizonte. O projeto é executado em cinco etapas e inclui capacitações no ofício da costura, cidadania, inteligência emocional, empreendedorismo, produto, mercado físico e digital, liderança, cooperativismo e educação financeira. O Trajeto Moda é para mulheres em situação de violência doméstica, mães solo ou que vivem em insegurança alimentar. Durante toda a execução do projeto, elas também recebem apoio psicológico.

Segundo a coordenadora do projeto, Wanessa Cabidelli, o Trajeto da Moda é o resultado da União com o estado de Minas Gerais, do mercado privado e dos municípios. “Somente com essa tríplice aliança está sendo possível ajudar mulheres socialmente vulneráveis que precisam das oportunidades de trabalho e geração de renda que a indústria da moda oferece. Por meio de metodologias inovadoras que desenvolvemos com apoio de vários profissionais do setor, estamos transformando a vida das participantes do projeto ao construirmos um novo trajeto de autonomia e dignidade para todas”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Luciana Zonta

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