Publicidade

3º Encontro da agricultura familiar de Brusque valoriza o campo e impulsiona a economia local

O evento celebra o Dia do Agricultor com mais de 180 participantes e foco em valorização do setor

Fonte: Pedro Paulo Angioletti/Rádio Araguaia

Publicidade

A terceira edição do Encontro da Agricultura Familiar de Brusque acontece nesta sexta-feira, 1º de agosto, a partir das 11h, no Pavilhão da Fenarreco. A expectativa é reunir entre 180 e 200 agricultores do município e região em uma celebração que une tradição, inovação e valorização do produtor local.

Promovido pela Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação – Diretoria de Agricultura, o evento também marca o Dia do Agricultor, comemorado em 28 de julho.

Parcerias estratégicas fortalecem produção rural

O encontro conta com o apoio da Cressol, que apresentará informações detalhadas sobre o Plano Safra 2024/25, além da VerdeTec, empresa brusquense referência nacional em plantio de gramas e hidrossemeadura. A presença de entidades e empresas do setor amplia as possibilidades de desenvolvimento técnico e financeiro para os produtores locais.

Segundo o secretário Valdir Walendowsky, a iniciativa visa criar pontes entre os pequenos agricultores e novas oportunidades de crescimento. “Temos um cinturão produtivo forte em Brusque, com mais de 200 famílias vivendo da agricultura. Precisamos cada vez mais agregar valor a esses produtos”, afirmou.

Almoço típico e valorização das raízes

Como parte da confraternização, os participantes poderão saborear um almoço colonial com alimentos típicos da roça: arroz, feijão, aipim, batata-doce, carne de panela e a tradicional galinha caipira. O cardápio reforça a identidade rural e celebra as origens do campo.

Além da alimentação, o evento busca reforçar a importância da legalização e da assistência técnica para que os produtores possam acessar novos mercados, como supermercados e feiras da região.

Agricultura é motor da economia local

Durante entrevista à Rádio Araguaia, Walendowsky destacou que a agricultura familiar, apesar de muitas vezes invisível, é uma força essencial no desenvolvimento da cidade. “Brusque não é só chaminé. Temos uma produção agrícola significativa e com muito potencial. Com o apoio técnico da Epagri, que voltou a atuar em Brusque após 16 anos, conseguimos aumentar produtividade e qualidade”, destacou.

A chegada da Epagri possibilita, por exemplo, análise de solo, orientação na escolha de variedades mais produtivas e resistentes, além de apoio para a legalização da produção.

Cidade em crescimento e novos desafios

A entrevista também abordou o crescimento populacional de Brusque, que ultrapassa os 160 mil habitantes. Para o secretário, o avanço exige planejamento. “A cidade atrai pessoas para empreender, trabalhar e viver. Precisamos garantir estrutura para educação, saúde e segurança, sem perder a qualidade de vida”, afirmou.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, agora em novo endereço (Rua Paes Leme, 55), concentra diversos serviços como Balcão do Empreendedor e apoio ao MEI, além de fomentar iniciativas como a futura “Semana da Moda de Brusque”, que pretende elevar o padrão do turismo de compras ao incluir o conceito de moda no centro das ações.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.