A vice-presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), Rita Cassia Conti, e o diretor executivo da entidade, Cândido Horácio Godoy, visitaram na tarde de segunda-feira, 9 de dezembro, as obras do Centro de Inovação de Brusque.
O prédio, construído na rua Itajaí, no bairro Limoeiro, tinha previsão de inauguração em 2018, mas devido a problemas com a empresa que executava a obra, ainda não foi concluído. Uma nova licitação foi lançada neste ano e a empresa MC dos Santos, de Joinville, agora tem a missão de finalizar o projeto.
Estava prevista a presença de representantes da empreiteira no local na segunda-feira, para repassar os detalhes da obra aos membros do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Brusque, ACIBr e à imprensa. Entretanto, devido a problemas relacionados à chuva em Joinville, os profissionais não puderam comparecer.
O assessor especial de gabinete da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Roberto Prudêncio Neto, informou que a obra do Centro de Inovação de Brusque será retomada na tarde desta terça-feira, 10 de dezembro.
Aproximação
A vice-presidente da ACIBr e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Rita Cassia Conti, lamenta a falta dos representantes da empresa e destaca que as entidades representativas de Brusque e região pretendem acompanhar de perto o andamento da obra após a retomada.
“Hoje seria um momento único, em que receberíamos a empreiteira. O nosso objetivo principal era convidá-los para ir até a ACIBr e, junto ao Conselho das Entidades, conhecer o cronograma da obra, como será a execução, quanto tempo está previsto os trabalhos no local, como já estamos fazendo com outras obras públicas na nossa região”.
Ela ressalta, como exemplo, a proximidade da ACIBr com a empresa responsável pela obra do trevo que liga a rodovia Antônio Heil com a BR-101 e também com a empreiteira que está executando as obras na Escola João Boos, em Guabiruba.
“Recebemos representantes das duas empresas na ACIBr e nos colocamos à disposição para auxiliá-los. Também queremos fazer o mesmo com a empresa que vai retomar as obras do Centro de Inovação de Brusque. Sabemos que as obras públicas têm uma série de questões burocráticas que não existem na iniciativa privada e, por isso, queremos entender essas dificuldades, acompanhá-los e ajudá-los dentro das nossas possibilidades. Esse é o nosso papel”.
O presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação, Günther Lother Pertschy, destaca a importância da estrutura para o desenvolvimento da região. “Esse prédio vai abrigar um dos atuais 15 Centros de Inovação das cidades polo de Santa Catarina. Tudo que é ligado à inovação e tecnologia estará sediado neste edifício. Em todos os municípios onde essa estrutura já foi entregue, os resultados são fantásticos. Esperávamos a presença dos representantes da empresa hoje para conhecer os detalhes da obra, mas infelizmente não foi possível. Nosso papel agora é acompanhar essa retomada de perto para não deixar acontecer novamente o que ocorreu”.