Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

Alerta Defesa Civil: chuva intensa deve atingir Brusque de quinta a domingo (11 a 14)

População deve ficar atenta e em caso de necessidade contatar a Defesa Civil de Brusque

Fonte: Secom/Brusque

Publicidade

A Defesa Civil emitiu alerta nesta quinta-feira (11), com aviso meteorológico para a possibilidade de chuva intensa para a região. Isso ocorre devido a formação de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão. A população deve ficar atenta e em caso de necessidade contactar a Defesa Civil.

A chuva, prevista para esta sexta-feira (12), ocorre de forma persistente, variando de fraca a moderada, mas por alguns momentos e de forma isolada ocorre com forte intensidade. Os volumes médios acumulados variam em torno dos 70 a 90mm, porém devido a possibilidade de temporais pontuais, os volumes podem superar os 100mm de forma pontual.

No sábado (13), a formação de um novo sistema de baixa pressão sobre o estado volta a provocar chuva intensa e volumosa. Ela começa no período da manhã, mas tende a ganhar força entre a tarde e a noite, condição que se estende até a manhã do domingo (14), resultando em volumes acumulados significativos. No decorrer do domingo o sistema se afasta para o mar, diminuindo a intensidade e condição para chuva.

A Defesa Civil recomenda evitar áreas sujeitas a alagamentos, atravessar ruas alagadas e atividades ao ar livre durante os temporais, buscando sempre abrigo em locais seguros. Qualquer emergência, acione a Defesa Civil pelos telefones: (47) 3396-7413 e (47) 98444-1537, ou então, o Corpo de Bombeiros, no 193.

Recomendações

Tempestade
Para os casos de tempestade, a recomendação é que os cidadãos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, a orientação é agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos. Se estiver na praia, jamais deve ficar na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, é importante que sejam desligados os aparelhos eletrônicos e que não se utilize o telefone. Também é recomendado ficar longe das janelas.

Nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.