Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

Caravana da Inclusão da Mulher na Política chega a Brusque

A iniciativa leva em consideração a desproporção da representatividade feminina nos espaços legislativos brasileiros

Publicidade

Liderada pela Escola do Legislativo da Alesc, a Caravana de Inclusão das Mulheres na Política, um projeto inédito de engajamento e de mobilização pelo empoderamento feminino na vida pública, chega a Brusque nesta quinta-feira (20) para incentivar o protagonismo feminino na sociedade e a participação das mulheres nos espaços públicos de decisão.

O evento, entre 18h30 e 22h, na Câmara Municipal de Brusque (Rua Eduardo Von Buettner, 65, Centro) reunirá lideranças locais além da participação da desembargadora Ana Cristina Blasi, da ex-deputada e atual diretora da Escola da Alesc, Marlene Fengler, e da especialista em Direito Eleitoral, Karine Borges de Liz.

A iniciativa leva em consideração a desproporção da representatividade feminina nos espaços legislativos brasileiros, ao considerar que as mulheres são mais da metade da população e do eleitorado no país, mas não ocupam nem 20% entre os candidatos eleitos.

“Reduzir essa desproporção e incentivar que mais mulheres ingressam na política são metas que buscamos alcançar levando a Caravana para todas as regiões de Santa Catarina”, explica a diretora da Escola da Alesc, Marlene Fengler, que inclusive apresentou o projeto num encontro internacional na sede da ONU, em Genebra, em setembro de 2023, como representante do Parlamento catarinense.

A média mundial de participação feminina na política é de 26,4%, mas no Brasil está abaixo da média, em torno de 15%, segundo pesquisas. Dados da União Interparlamentar com base em informações fornecidas pelos parlamentos nacionais de quase 190 países, revelam que, em 2022, o Brasil estava na posição 129, com apenas 17,7% de assentos ocupados por mulheres na Câmara dos Deputados.

Marlene reforça, por isso, a importância do projeto Caravana de Inclusão das Mulheres na Política, iniciado em 2022 pela Escola do Legislativo da Alesc e que tem como desafio a mobilização feminina para a vida pública. “Percorremos as regiões do estado buscando sensibilizar e conscientizar as mulheres da necessidade da participação feminina na política”, esclarecendo que o projeto também investe na formação e na preparação das mulheres para ocupar cargos eletivos.

O encontro é gratuito e aberto a toda a sociedade. Para participar basta se inscrever no site http://escola.alesc.sc.gov.br/ (na barra Eventos)  ou no local do evento, meia hora antes do início. Todos os participantes recebem certificado.

Programação:

18h30 – Credenciamento
19h00 – Mesa-Redonda – Participação da Mulher na Política (Mediadora: Marlene Fengler) ANA CRISTINA FERRO BLASI, MARLENE FENGLER, KARINE BORGES DE LIZ
22h00 – Encerramento 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.