O catarinense de Joinville Talisson Glock ganhou a medalha de bronze na natação nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 nesta sexta-feira (30). Competindo na modalidade 200m medley individual masculino SM6, ele fez o tempo de 2min39s30. É a primeira medalha de Santa Catarina nas Paralimpíadas.
Hong Yang da China ficou com a medalha de ouro, que conseguiu recorde mundial, e o colombiano Nelson Crispin com a prata. Nas eliminatórias, pela manhã, Talisson Glock foi desclassificado após fazer o terceiro melhor tempo por conta de um estilo ilegal de nado, entrou com recurso, venceu e pôde disputar a final horas depois.
— Fico muito feliz com a vitória, em Tóquio fui finalista mas fiquei longe da medalha. Eu fico muito contente, é uma prova que eu gosto muito de nadar. Foi o melhor tempo da minha vida. É o que eu precisava para continuar o resto da competição com força total — disse Talisson ao sportv.
O joinvillense Talisson voltou de Tóquio 2020 com o pescoço pesado: foram três medalhas, ouro nos 400m livre e bronze nos 100m livre e no revezamento 4x50m livre misto 20. Na Rio 2016, foi prata no 4x50m e nos 200m medley. Essa foi a sexta medalha olímpica da vida do catarinense.