A chuva intensa que chegou a Santa Catarina na tarde de sexta-feira (6), vinda do Rio Grande do Sul, trouxe transtornos para diversas regiões do Estado. Em Bom Retiro, na Serra catarinense, pelo menos 200 pessoas precisaram deixar suas casas devido a alagamentos, e comunidades isoladas. As informações foram divulgadas sábado pela Defesa Civil do Estado em um relatório às 5h20min deste (7).
Cerca de 50 residências foram atingidas por inundações. Os bombeiros atuaram intensamente e resgataram três pessoas que estavam no telhado de uma casa na Rua Carlos Werner, no bairro Capistrano. Com o acesso dificultado pela água, as equipes utilizaram uma corda para estabelecer um caminho seguro até as vítimas. Após colocarem coletes salva-vidas, as pessoas foram guiadas até uma área segura.
Em outra ocorrência, quatro pessoas, incluindo uma criança, foram resgatadas de outra residência. Os bombeiros também salvaram dois cães e dois gatos pertencentes à família. A corporação ainda fez buscas na região para verificar a existência de mais pessoas isoladas, mas nenhuma outra vítima foi encontrada.
O transporte de rios comprometeu o acesso às comunidades de Matador, Papua e Vila Nei, agravando a situação na região.
A Defesa Civil de Santa Catarina mantém o alerta para chuvas até segunda-feira (9). Segundo o órgão, algumas localidades do Estado podem registrar volumes de até 300 milímetros, o que aumenta o risco de novos alagamentos e penetrações de terra.
Em Bom Retiro, uma das cidades mais afetadas, já choveu 73 mm entre as 18h de sexta-feira e as 6h deste sábado, o que contribuiu para os alagamentos e dificuldades enfrentadas pelos moradores. A situação segue monitorada pelas autoridades.