O período de convenções partidárias visando as eleições municipais de 2024 encerrou nesta segunda-feira (5/8). Em todo o país, as siglas se mobilizaram para anunciarem os nomes que irão concorrer a cadeiras nas Prefeituras e Câmaras Municipais. Em Brusque, não foi diferente.
Nesta segunda-feira (28/7), por exemplo, a convenção do Partido Social Democrático (PSD) e do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), oficilizou a candidatura de João Martins (PSD) e Nik Imhof (MDB) a prefeito e vice de Brusque, respectivamente. União Brasil e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) também formam a chapa.
Convenções partidárias
Na noite desta segunda-feira (5) também foi oficializada a candidatura de Danilo Visconti (DC) e Moacir Giraldi (DC) a prefeito e vice, respectivamente.
Ainda em julho foi oficializada a candidatura à reeleição do prefeito André Vechi (PL) e do vice, André Batisti (PL). No encontro, o diretório anunciou a coligação com o Partido Progressista (PP), Republicanos, Partido Renovação Democrática (PRD) e o Podemos.
No fim de julho, a Federação composta por PT e PCdoB anunciou coligação com PDT, PSB, Solidariedade e a Federação PSOL/Rede Sustentabilidade que oficializou a candidatura de Cedenir Simon (PT) e Rodolfo Beuting (PT) a prefeito e vice, respectivamente
Como funcionam?
Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições).
Conforme estabelece a Lei n° 13.165/2015, Lei da Reforma Política, as convenções devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral.
Registro de candidatura
Em 15 de agosto será o último dia para os partidos políticos, as federações e as coligações requererem o registro de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores (Lei nº 9.504/1997, art. 11, caput; Res.-TSE nº 23.609/2019, arts. 18, III e 19, § 2º).